O Que São Exemplos De Artigos De Luxo?

Autor: | Ultima Atualização:

Os ricos podem comprar artigos de joalharia e vestuário de luxo que são demasiado caros para a maioria dos consumidores.

Bens de luxo são bens de consumo caros, ornamentais ou difíceis para obter e são geralmente acessíveis apenas para os ricos. Bens de luxo podem ser funcionais, como carros, ou não-funcionais, como jóias. Eles geralmente indicam status. Por essa razão, às vezes são chamados de "bens posicionais" porque indicam a posição do dono na sociedade.

Definição econômica

Na economia, os bens de luxo são definidos em termos de sua elasticidade em relação à renda. Se um bem tem uma elasticidade acima de um, é um bem de luxo. Em termos leigos, isso significa que a demanda de uma pessoa por bens de luxo é altamente dependente da renda. Mudanças na renda produzem mudanças proporcionalmente grandes na demanda por bens de luxo. As pessoas podem ficar sem bens de luxo quando têm pouco dinheiro ou querem economizar. Quando eles se pegam ganhando mais ou se sentindo mais confortáveis ​​gastando seu dinheiro, eles podem comprar mais itens de luxo.

Exemplos Funcionais

Os bens de luxo que desempenham uma função podem ser semelhantes em propósito aos produtos comuns, mas com níveis mais altos de artesanato. , design mais avançado, componentes de melhor qualidade ou outras melhorias. Por exemplo, as marcas de carros de luxo, como a Porsche, funcionam da mesma forma que os carros menos caros, mas normalmente possuem maior conforto, engenharia e componentes mais sofisticados. Esses tipos de artigos de luxo não são apenas chamativos, mas também atraentes por motivos de desempenho.

Exemplos Ornamentais

Alguns bens de luxo são feitos principalmente ou inteiramente para apresentação e não para função. Por exemplo, joias com gemas grandes, raras ou de alta qualidade, roupas de grifes e obras de arte raras não têm uma função separada de sua aparência como um item de exibição. Esses itens derivam seu alto valor da reputação de seus criadores, a dificuldade de adquiri-los e outros fatores que limitam sua oferta e elevam-nos acima de produtos similares vendidos no mercado de massa. Sua função é ser agradável de se ver e, claro, mostrar aos amigos, família e convidados

Consumo conspícuo

Alguns bens de luxo são comprados principalmente para status. Esses itens podem ser ornamentais ou funcionais, mas o elemento definidor é que eles são caros de uma maneira visível para os outros. Por exemplo, iates, grandes mansões e objetos de prata ornamentados são todos funcionais, mas também servem para divulgar a riqueza e o status do proprietário. Bens e serviços que se enquadram no consumo conspícuo não precisam ter um desempenho melhor ou parecerem mais bonitos do que outros itens, desde que pareçam caros.