De Que Animais Todos Os Gatos Evoluíram?

Autor: | Ultima Atualização:

Todos os gatos - de gatos domésticos a tigres ferozes - pertencem à família Felidae.

A evolução do gato doméstico não é tão simples como você poderia esperar. A ciência do século XXI iluminou alguns aspectos da domesticação, mas as linhagens permanecem obscuras. Em suma, todos os gatos provavelmente evoluíram a partir do proailurus pré-histórico, que foi o último precursor de gato ou o primeiro felino

Árvores genealógicas e coçarras comuns

Todos os gatos pertencem à família Felidae. Não é errado chamá-los de felinos. Dentro da família dos felídeos existem duas subfamílias vivas: Pantherinae (que inclui onças, leões, leapards e tigres) e Felinae (que inclui pumas, chitas, linces, jaguatiricas e gatos domésticos). Havia uma terceira subfamília Felidae - Machairodontinae, que incluía o smilodon, também conhecido como tigre-de-dentes-de-sabre - mas eles morreram. O ancestral comum mais recente de todas as três famílias, existentes e extintas, é o pseudaelurus. Seu predecessor, o proailurus, pode ter sido o primeiro verdadeiro felino

O Primeiro Gatos

Pseudaelurus era um gato pré-histórico que viveu na Eurásia e na América do Norte há aproximadamente 20 milhões de anos. O pseudaelurus tinha proporções delgadas e pernas curtas, não muito diferentes de uma doninha. Ele morreu há 8 milhões de anos atrás. Na literatura científica é por vezes citada como o estoque basal da família Felidae. Seu predecessor foi o proailurus, que viveu na Eurásia há cerca de 25 milhões de anos. O proailurus era ligeiramente maior que um gato doméstico. Tinha uma cauda longa e provavelmente pendia das árvores. Alguns cientistas afirmam que é o estoque basal da superfamília Feliformia - isso inclui Felidae e animais semelhantes - mas outros cientistas o chamam de primeiro verdadeiro felino.

Todos os gatos, grandes e pequenos

Todos os gatos - isto é Todos os felinos - partilham traços comuns. Isso pode parecer contra-intuitivo se você estiver comparando seu gato doméstico com um tigre. Lembre-se, porém, que o termo "grandes felinos" não tem significado biológico além da distinção de tamanho. Pode ser útil ter em mente que as semelhanças encontradas em restos de gatos antigos dificultaram o rastreamento de sua genealogia. Em qualquer caso, todos os gatos são carnívoros obrigados (eles têm que comer carne), muitos são sociais e muitas vezes são noturnos. Nenhum membro da família Felidae tem receptores de sabor para doçura.

Relações Domésticas

Os gatos viajaram da Eurásia para a América do Norte e voltaram várias vezes ao longo da pré-história, espalhando-se pelo mundo há milhões de anos estudos científicos do século. A domesticação do gato doméstico veio muito mais recentemente. Os cientistas costumavam pensar que os egípcios foram os primeiros a domesticar gatos, cerca de 3.600 anos atrás; mas novas evidências colocam os gatos domésticos no Crescente Fértil, talvez há 10 mil anos. Warren E. Johnson e Stephen J. O'Brien, ambos do National Cancer Institute, e outros cientistas usaram evidências de DNA para traçar linhagens de todos os gatos, grandes e pequenos. Eles identificaram 37 espécies, todas evoluindo de pseudaelurus e, por extensão, proailurus.