Problema De Equilíbrio Vestibular Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Quem você está chamando de desequilibrado?"

Geralmente, seu gato é um ótimo atleta. Ele pula em balcões de uma só vez, e às vezes ele atravessa a casa em um piscar de olhos frenético. Se isso mudar e Kitty parecer desequilibrada, é possível que ele esteja com síndrome vestibular. Isso é especialmente provável se ele se inclinar para um lado ou cair.

Doença Vestibular

O sistema vestibular de Kitty regula seu senso de equilíbrio dizendo à cabeça e ao pescoço exatamente onde eles estão em relação ao mundo ao seu redor. Os problemas de equilíbrio do seu gato podem remontar a problemas em seu ouvido interno, incluindo infecções, se ele tiver uma doença vestibular periférica. Outro tipo, a doença vestibular central, resulta de uma anomalia cerebral. Os problemas de equilíbrio vestibular também podem resultar de tumores, traumas, envenenamentos, glândula tireóide sub-ativa ou inflamação do nervo vestibular. Em gatos mais velhos - os mais comumente afetados - a causa real pode nunca ser determinada

O Sistema Vestibular

do sistema vestibular de Kitty consiste em duas seções distintas. Parte do aparato vestibular fica ao lado da cóclea em seu ouvido interno. O outro está localizado em seu cérebro inferior no topo da medula espinhal. Este sistema contém canais cheios de fluido com "células nervosas especializadas e receptores", de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Os receptores respondem a mudanças no movimento do fluido no canal, que ocorrem quando Kitty desloca a cabeça. Ao trabalhar corretamente, os sinais vão instantaneamente para o cérebro, deixando-o saber a posição da cabeça em relação à gravidade básica. Diz ao cérebro onde e como a cabeça está se movendo. Além disso, se Kitty se virar, seu sistema vestibular envia um sinal para seus músculos do lado do corpo para o qual ele está se dirigindo; o sinal manda seus músculos se ajustarem para que ele não caia.

Sintomas

Além de cair de repente ou inclinar-se para um lado, os gatos com síndrome vestibular podem exibir uma inclinação da cabeça. Os olhos de Kitty também podem rolar de um lado para o outro - uma cena bastante assustadora. Outros sintomas incluem circulando, tropeçando, rolando e falta geral de coordenação. Basicamente, Kitty parece estar muito bêbado. Se o seu gato tiver esses sintomas, coloque-o em um local seguro onde ele não possa ferir-se inadvertidamente e leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Golpes em felinos imitam esses sintomas, mas se você tiver sorte, é o sistema vestibular dele que está fora de sintonia.

Diagnóstico

Seu veterinário deve determinar se o problema vestibular do seu gato é central ou periférico. Juntamente com um exame neurológico básico, ela fará exames de sangue e examinará as orelhas de Kitty em busca de qualquer sinal de infecção que possa afetar seu sistema vestibular. Se seus ouvidos parecerem normais, seu veterinário pode fazer radiografias ou providenciar uma ressonância magnética da cabeça. Ela também pode tirar uma amostra da medula espinhal ou fluido cerebral do gato para o teste.

Tratamento

O tratamento depende da razão subjacente para o problema do equilíbrio. Se for causado por uma infecção, o gato pode receber antibióticos. Se for causada por um tumor no cérebro, envenenamento ou traumatismo craniano, essas questões devem ser abordadas, pois são potencialmente fatais. Às vezes, nenhuma causa específica é encontrada e, às vezes, os problemas de equilíbrio vestibular geralmente se resolvem sozinhos. Seu veterinário pode prescrever pílulas para enjôo para ajudar Kitty enquanto ele se recupera.