Problemas Do Gato Tonquinês

Autor: | Ultima Atualização:

O tonquinês tem a natureza gregária de um gato siamês com a brincadeira birmanesa.

O gato Tonkinese é uma mistura de engenharia humana das raças birmanesa e siamesa. Como tal, é suscetível a doenças e condições trazidas de ambas as linhagens. No entanto, os primeiros criadores da linha Tonkinese eram altamente seletivos na escolha de pares de acasalamento, resultando em um felino resistente.

Gengivite

A gengivite é uma condição - literalmente uma placa - herdada do lado siamês das linhagens Tonkinese. Raças puras como os siameses são mais suscetíveis ao acúmulo de placa nos dentes. Em gatos Tonkinese, o problema pode se desenvolver a partir dos 3 meses, quando os dentes permanentes começam a entrar em erupção e o consumo de alimentos sólidos aumenta. Recomenda-se o uso de uma escova de dentes especializada, mas pode levar várias sessões para tornar este ritual agradável tanto para o humano como para o felino.

Doença Inflamatória Intestinal Felina

Comumente referida como DII, esta desordem é caracterizada por vômito e diarréia. Não é bonito e, tal como acontece com os humanos que sofrem de tais sintomas, leva rapidamente à desidratação. As várias formas de DII têm nomes baseados no tipo de invasor que os veterinários identificam como causadores da inflamação no revestimento do trato digestivo ou da mucosa do gato. Testes de ordem de veterinários, incluindo uma contagem de células do sangue, urinálise, testes de matéria fecal para parasitas e agentes bacterianos e raios-x abdominal ou ultra-som. Nenhum desses exames é barato, nem é completamente conclusivo. Muitas vezes, um veterinário recomendará a cirurgia abdominal para recuperar amostras do revestimento intestinal, o método mais definitivo para identificar a causa da inflamação.

Proteína Excessiva em Órgãos do Corpo

A condição que os veterinários chamam de amiloidose ocorre quando a corrente sanguínea deposita muita proteína amilóide em pacientes internos. órgãos. Para gatos Tonkinese, o fígado é o órgão mais comum de angústia. É outro traço hereditário de suas linhagens siamesas. Esse distúrbio também pode afetar vários outros órgãos, tornando a assistência veterinária uma necessidade para a sobrevivência. Deixado sem cuidados médicos adequados, um gato Tonkinese que sofre desta condição vai acabar com quantidades tóxicas de proteína em seu sistema. Os sintomas de que um gato tem muita proteína em seus órgãos internos incluem perda repentina de energia e apetite, vômito, aumento do abdome, inchaço nos membros, pele amarelada ou amarelada no branco dos olhos e desconforto abdominal. Um veterinário irá pedir um exame completo de sangue para determinar o nível de proteína e um curso apropriado de tratamento.

Infecção Respiratória Superior

Infecção respiratória superior afeta tonquinês principalmente como gatinhos. A maioria dos gatos adultos parece ter superado a tendência para os olhos cheirando, tosse e coriza, frequentemente associados a esse distúrbio. A maior parte dessas infecções é causada pelo vírus da rinotraqueíte e do calicivírus. Estes invadem o revestimento do sistema respiratório superior e são derramados através de espirros. Esta infecção se espalha rapidamente entre os gatinhos, que estão próximos de cada um enquanto amamentam. Manter a mãe saudável e limitar a interação com outros gatos até que os gatinhos estabeleçam imunidade total, são as melhores prevenções. Se os gatinhos desenvolvem infecções respiratórias superiores, é crucial procurar aconselhamento veterinário, uma vez que os seus sistemas jovens não estão totalmente desenvolvidos.