A Teoria Em Estoques De Compra No Primeiro Dia Do Mês

Autor: | Ultima Atualização:

Os estoques tendem a subir de preço no primeiro dia do mês.

Para muitos investidores, a compra de ações é uma maneira de obter retornos melhores do que se eles simplesmente estacionassem seu dinheiro em contas do mercado monetário com juros baixos ou produtos similares de poupança. O risco é que você também pode perder dinheiro investindo em ações que caem em valor. Para ajudar a compensar esse risco, os investidores em ações estão constantemente à procura de tendências e padrões que possam dar a eles uma chance melhor de obter lucro. Um exemplo é um padrão que mostra que as ações tendem a subir no primeiro dia de negociação de cada mês.

Como funciona

A estratégia de investimento de aproveitar o aumento estatístico dos preços das ações no primeiro dia do mês envolve o que se chama de day trading. Isso significa que você compra ações e as detém por apenas um dia. Você compra as ações no final do último dia de negociação do mês e depois as vende no final do próximo dia de negociação, que é o primeiro dia do mês. Você fica fora do mercado pelo resto do mês, até o final do mês e você repete o processo.

Primeira Demanda De Dia

Existem algumas teorias populares em torno para ajudar a explicar por que esse padrão consistente de aumentos no primeiro dia ocorre. Uma teoria envolve o aumento da demanda por ações. No primeiro dia do mês, há um grande influxo de dinheiro colocado no mercado de ações. Grande parte desse dinheiro vem do investimento em folha de pagamento e planos semelhantes. Quando há um aumento na quantidade de ações sendo compradas, os preços sobem.

Atividade de Investimento Institucional

Embora existam muitos investidores individuais no mercado de ações, os investidores institucionais tendem a ter o maior impacto sobre os preços porque compram nos maiores volumes. Estas são organizações como fundos mútuos, fundos de pensão e companhias de seguros. Eles costumam investir em muitos tipos diferentes de ações. Esses investidores institucionais geralmente ajustam seus portfólios comprando novas ações no início de cada mês. Esse aumento no volume de compras tende a elevar os preços das ações.

Outros Fatores

A psicologia provavelmente também faz parte do motivo pelo qual certos investidores compram ações no primeiro dia do mês. Assim como muitas pessoas consideram o ano novo um novo começo, muitos investidores tratam o início de cada novo mês de maneira semelhante. Eles vêem o primeiro dia do mês como uma nova oportunidade para reverter as perdas do mês anterior ou aumentar seus ganhos. Além disso, certos relatórios econômicos e do setor são divulgados no primeiro dia do mês, o que também pode contribuir para um aumento nas compras de ações. Isto é especialmente verdadeiro quando os dados são positivos porque a compra de ações geralmente sobe em sinais de crescimento econômico.