Como Deve Um Cão Se Comportar Quando Encontrar Outros Cães?

Autor: | Ultima Atualização:

"Então, eu entendo que você recentemente foi ao banheiro. Que legal."

Você pode aprender sobre o seu cão pela forma como ele se comporta quando conhece outros cães. Cães naturalmente aderem a um conjunto flexível de diretrizes sociais quando se encontram. Enquanto alguns tentam ao máximo ser educados, outros pressionam os limites da etiqueta. Entender os limites é fundamental para incentivar o bom comportamento.

Cheirando

É natural que os cães farejem outros cães quando se encontram. Dependendo dos indivíduos, esta saudação inicial pode variar de uma rápida aspiração do focinho a um exame prolongado, quase forense, de todas as áreas interessantes do corpo. Você pode notar que dois cachorros realizam um pequeno ritual de fungada quando se encontram. No início, eles cheiram um ao outro de frente, antes de começarem o importante negócio de checar os traseiros um do outro. Isso é bom, desde que nenhum dos cães esteja desconfortável. Os cães são muito bons em dizer a outros cães que ultrapassaram a marca; mas se o seu ignora os rosnados do outro cachorro, contorceia e lamenta, calmamente o leve embora antes que ele cause ofensa.

Outras Ações Naturais

A postura de brincar é bastante natural quando os cães se encontram também. Um cão pode curvar-se ou perseguir o outro para instigar o jogo. Dependendo do seu humor, o outro cão pode aceitar com entusiasmo o convite ou simplesmente ignorá-lo. Ambos estão bem, e seu cão provavelmente responderá de acordo. Um grunhido alto e brincalhão, acompanhado por um rabo abanando para iniciar o jogo, é bom. Um rugido profundo e ameaçador não é. Se um dos cães fizer isso, leve o cachorro embora.

Comportamento

Os cães são tipicamente alertas, intrigados e um pouco cautelosos quando encontram pela primeira vez outros cães. Se o seu cão é dominante e tenta imediatamente intimidar o outro cão, corrija-o, guiando-o com a coleira. Recompense-o quando ele for passivo em relação a outros cães. Orelhas pontudas, patas levantadas e tentativas incertas de farejar são naturais. Os cães são muito bons em dar dicas sociais de outros cães, então não se preocupe se um dos cães parecer apreensivo para começar. Alguns cães são um pouco tímidos.

Estabelecimento de domínio

Um cão pode tentar estabelecer superioridade sobre o outro. Embora possa ser um pouco decepcionante ver Leonberger imediatamente ceder e mostrar sua barriga para aquele Chihuahua, esse ritual é na verdade uma parte muito importante da socialização canina. Um cão dominante normalmente iniciará e controlará cada elemento da reunião, por exemplo, sendo o primeiro a farejar. O cão submisso alegremente permitirá que isso aconteça. No entanto, se a dominação se transforma em agressão, ou a submissão se torna ansiedade e medo, isso não é legal. É inteligente separar os cachorros neste momento.

Como você pode ajudar

A melhor coisa que você pode fazer quando seu cão encontra outro cão é deixar a natureza seguir seu curso. É tentador intervir se você acha que seu cachorro está sendo um pouco rude ou está sendo intimidado, mas não há melhor maneira de ele aprender suas maneiras do que de outro cachorro. Fique calmo e evite se comunicar com o seu cão enquanto ele estiver socializando. Se você ficar tenso, ele vai sentir o seu medo e assumir que os cães no parque são algo para se ter medo.