Bloqueio Do Canal Lacrimogêneo Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Os himalaios e persas são mais propensos a problemas de ducto lacrimal.

Ambos os olhos secos e úmidos são sintomas de ductos lacrimais obstruídos. Os ductos lacrimais bloqueados não são um sério risco à saúde do seu gato, mas podem ser agravantes para o animal de estimação e podem causar problemas estéticos. Problemas com o fluxo de lágrima e drenagem são muito comuns em gatos.

Causas

Então, como é que um bloqueio se forma em primeiro lugar? Como os canais lacrimais drenam constantemente o fluido lubrificante ao redor dos olhos do gato, quaisquer partículas sólidas presas ali podem passar pelos minúsculos tubos. Se um número suficiente dessas partículas, como poeira ou pólen, se acumular nos tubos, elas podem se cristalizar em uma obstrução sólida. Doenças também são fatores comuns no bloqueio do canal lacrimal. Infecções oculares crônicas e complicações do herpesvírus felino são responsáveis ​​pela maioria dos bloqueios do ducto lacrimal em gatos, segundo o Veterinary Speciality and Emergency Hospital

Fatores de risco

Alguns gatos azarados nascem com canais lacrimais estreitos ou fechados, e alguns podem não tê-los em tudo. Tais fatores genéticos podem ser difíceis de remediar. Um gato sem canais lacrimais pode ter que aprender a viver com os olhos molhados. Raças de face plana são propensas a desenvolver bloqueios de dutos. Gatos com histórias de sofrimento da gripe felina também correm maior risco, pois a doença pode causar a formação de cicatrizes dentro dos dutos, de acordo com Animal Eye Care

Sintomas

Os ductos bloqueados podem deixar os olhos do gato secos demais ou muito úmido, dependendo de qual conjunto de tubos está obstruído. Os ductos lacrimais guiam as lágrimas para os olhos do seu gato, enquanto os ductos nasais os drenam pelo nariz. Se o seu gato tem manchas úmidas crônicas embaixo dos olhos, seus ductos nasais podem estar obstruídos ou danificados. O acúmulo de umidade ocorre quando as lágrimas não conseguem atravessar os tubos de drenagem, forçando as lágrimas a escorrerem pelo rosto do gato, em vez de irem para a cavidade nasal. Se os ductos lacrimais estiverem bloqueados, os olhos do seu gato terão lubrificação insuficiente. Isso faz com que seus olhos pareçam vermelhos e inflamados. Ele também pode apertar os olhos ou manter os olhos fechados a maior parte do tempo. Ambos os problemas podem ser dolorosos e irritantes para o seu gatinho, embora nenhum deles represente risco de vida.

Tratamento

O tratamento dos bloqueios de ducto depende da gravidade e da natureza da condição. Não tente tratar o seu gato sozinho; deixe um veterinário examinar, diagnosticar e tratar a condição do seu animal de estimação. Se o bloqueio é o resultado do acúmulo de partículas, uma simples operação de descarga pode ser suficiente para limpar a obstrução. Cirurgia pode ser necessária para corrigir defeitos genéticos ou ductos completamente obstruídos. Tratar as infecções prontamente impede que elas saiam do controle, o que reduz as chances de obstruções no futuro. O herpesvírus felino pode causar cicatrizes irreparáveis ​​nos ductos lacrimais, enquanto a conjuntivite e outras infecções oculares podem inflamar e entupir os dutos de drenagem com uma superprodução de muco. Leve seu animal ao veterinário se houver algum sinal de secreção opaca em seus olhos ou nariz, especialmente se ele cheirar mal ou se ele tiver dificuldade em abrir os olhos até o fim.