Sintomas De Problemas Da Tiróide Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

O hipotireoidismo é raro em gatos, mas a letargia incomum é um sintoma.

Coisas muito importantes podem vir em embalagens pequenas. A glândula tireóide, enquanto pequena, desempenha um papel vital na saúde do seu gatinho. Quase todos os tecidos do corpo do seu fabuloso felino são afetados pelo hormônio da tireóide. Quando o hormônio da tireoide está fora de equilíbrio, é necessário cuidado extra para o gatinho.

Sintomas do hipertireoidismo

O hipertireoidismo geralmente afeta gatinhos na meia-idade e em idosos. A glândula tireoide torna-se aumentada e começa a produzir muito hormônio tireoidiano. Se o seu gatinho começar a perder peso apesar de comer com gosto, é uma boa ideia verificar o hipertiroidismo. Inquietação, irritabilidade e altos níveis de atividade em um gato de meia-idade, muitas vezes são sintomas de uma tireóide hiperativa. O pêlo do seu gatinho, uma vez brilhante e macio, pode parecer gorduroso e emaranhado. Ela pode beber quantidades excessivas de água e urinar com freqüência. Ela também pode sofrer vômitos e diarréia.

Problemas do hipertireoidismo

Quase todos os tecidos do corpo do seu gatinho são diretamente afetados pelos hormônios da tireoide. O hipertireoidismo pode trazer problemas de saúde relacionados ao seu animal de estimação. Seu coração pode bater mais rápido e contrair com mais força. O ventrículo esquerdo do coração pode ficar alargado e as paredes podem engrossar. Sem tratamento, esses problemas podem causar insuficiência cardíaca. Felizmente, o tratamento do hipertireoidismo geralmente elimina a hipertensão arterial.

Hipotireoidismo

Quando a glândula tireóide de Kitty produz pouco do hormônio tireoidiano, os sintomas da tireóide baixa, chamados de hipotireoidismo, ocorrem. Se o seu gatinho normalmente brincalhão e curioso brincar menos, dormir mais, ganhar peso e procurar locais quentes para tirar uma soneca, estes podem ser sinais de hipotiroidismo. Seu fabuloso felino, que sempre foi meticuloso no passado, pode parecer repentinamente desleixado. Constipação e queda de cabelo podem ocorrer. O hipotireoidismo é raramente visto em felinos, mas às vezes é visto em gatos que tomam medicamentos para o hipertireoidismo ou que fizeram cirurgias da tireóide para corrigir o hipertireoidismo. Também pode ser causada por deficiência de iodo ou câncer.

Testes para problemas de tireoide

Os gatos costumam deitar baixo quando não estão se sentindo bem. Se você acha que algo está errado com seu gatinho e acredita que você pode estar vendo sintomas de problemas de tireóide, é hora de visitar seu veterinário. O teste para problemas de tireóide exigirá um exame físico e exames de sangue. Um perfil completo de urina e bioquímica também pode ser necessário. Seu veterinário sentirá o pescoço do gatinho para determinar se a tireóide está aumentada

Tratamento e Perspectiva

Medicação, cirurgia de tireoide ou terapia com iodo radioativo são opções de tratamento para o hipertireoidismo. A idade do seu gatinho e sua condição física, incluindo a condição do coração e dos rins, serão levadas em conta ao decidir sobre uma opção de tratamento. A medicação exigirá um compromisso vitalício. A cirurgia é mais arriscada, mas o hipertireoidismo é esclarecido quando é bem sucedido. A terapia com iodo radioativo é uma escolha popular para o tratamento do hipertireoidismo. Leva de uma a duas semanas para ser concluído, mas seu gatinho deve ser hospitalizado e os visitantes não são permitidos. A taxa de sucesso para o procedimento é de cerca de 95%, com os níveis de tireóide do gatinho voltando ao normal ou próximo do normal. O hipotireoidismo geralmente desaparece sem tratamento. Se o seu gatinho precisar de tratamento, isso geralmente significará um compromisso vitalício de dar a ela hormônios sintéticos. Seus níveis de tireóide terão que ser monitorados por um veterinário, que ajustará a dose conforme necessário.