A Teoria Do Desenvolvimento De Carreira De Super

Autor: | Ultima Atualização:

A teoria de desenvolvimento de carreira de Super reconhece a mudança possibilita a satisfação profissional

Donald Super foi professor, autor e psicólogo vocacional que apoiou teoria desenvolvimentista sobre teoria estrutural em relação a carreiras no local de trabalho . Em suma, a teoria estrutural iria destinar um extrovertido para as vendas e um introvertido para a pesquisa. Uma teoria do desenvolvimento reconhece que as pessoas mudam com o tempo e à medida que mudam, o mesmo acontece com seus objetivos de carreira.

Estágios de Vida

A teoria de Super afirma que existem cinco estágios de vida, crescimento, exploração, estabelecimento, manutenção e declínio. a carreira da pessoa espelha esses estágios. Ele acreditava firmemente que o desenvolvimento da carreira foi influenciado pela maturação e adaptabilidade, bem como experiências de vida e trabalho e tendências no local de trabalho. Por exemplo, o e-commerce mudou muitos papéis comerciais tradicionais e a adaptação a essa tendência é parte do ciclo de carreira

Estágios de Carreira

Então, como sua carreira se assemelha à sua vida? Crescendo, você desenvolve interesse em alguma profissão. Mais tarde, você o explora por meio de aulas ou discussões com familiares e amigos. Depois, você entra na força de trabalho e reúne mais informações de colegas e colegas de trabalho. Você progride na escada corporativa (esperançosamente!) E, eventualmente, planeja uma aposentadoria bem merecida. Sua carreira pode fazer muitas reviravoltas e a fase final é muito diferente do começo. Imagine começar como um assistente administrativo e se aposentar como CEO!

Influências externas sobre o desenvolvimento de carreira

Os estudos de Super reconheceram que as pessoas não vivem em um vácuo, mas mudam continuamente à medida que são expostas a forças externas - tanto relacionadas ao trabalho quanto societárias . Seis dessas influências são a consciência da necessidade de planejar com antecedência, as habilidades de tomada de decisão, o conhecimento dos recursos de informação, informações gerais de carreira, informações gerais sobre o mundo do trabalho e informações sobre ocupações preferenciais. Portanto, buscar um grau avançado para garantir o avanço na carreira abrange todas essas condições

Adaptabilidade dos funcionários

Com o passar do tempo, sua carreira pode ser afetada pela economia, questões relacionadas à saúde, educação, relacionamentos pessoais e experiências gerais de vida. A teoria da carreira estrutural ignora esses eventos da vida. No entanto, a teoria do desenvolvimento de Super reconhece que é natural que sua carreira reflita essas mudanças. Sua esperança era que os conselheiros de carreira valorizassem a adaptabilidade e o desenvolvimento ao oferecer orientação profissional e não classificar as pessoas apenas com base na personalidade.