Ataque Cardíaco Súbito Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

"Podemos acabar com isso? Você está interrompendo minha soneca."

Nada é pior do que assistir seu gatinho sofrer - ele não pode lhe dizer o que está errado. Ataques cardíacos podem ser esporádicos ou decorrentes de uma condição cardíaca que pode ter sido detectada. Como os ataques cardíacos podem ser fatais, você precisará levá-lo ao veterinário imediatamente se suspeitar que algo está errado.

O que é um ataque cardíaco?

Os ataques cardíacos em gatinhos são semelhantes ao que acontece em humanos. O fluxo sanguíneo para o coração fica bloqueado - parcial ou completamente - e o coração não recebe o oxigênio ou os nutrientes de que precisa para se desenvolver. Partes do músculo cardíaco morrem e o coração como um todo se enfraquece, levando a um ataque cardíaco súbito ou insuficiência cardíaca completa.

Problemas do nascimento

Alguns gatinhos simplesmente nascem com doenças cardíacas congênitas e têm um risco maior de ataques cardíacos mais tarde na vida. Não é comum que os felinos nasçam com problemas cardíacos. Apenas cerca de 1 a 2 por cento dos gatinhos nascem com mutações valvulares ou outros problemas, diz o Dr. John Bonagura, veterinário do Hospital Veterinário da Ohio State University. Seu veterinário deve ser capaz de detectar um ritmo cardíaco anormal durante os exames de rotina de Max e informar se a cardiopatia congênita é uma preocupação.

Características hereditárias

A cardiomiopatia hipertrófica, ou HCM, é o tipo mais comum de coração doença em felinos, explica o Dr. Kathryn Meurs, um veterinário baseado em Washington. Esta condição faz com que parte do músculo cardíaco - muitas vezes o ventrículo esquerdo - engrosse, levando a uma pressão sanguínea anormalmente alta nas câmaras cardíacas superiores. Quando isso ocorre, o sangue se acumula nos pulmões, causando problemas respiratórios e, eventualmente, seu amável amigo pode ter um ataque cardíaco em algum momento de sua vida adulta. Algumas raças são mais suscetíveis a desenvolver essa condição. Maine coons, devon rex cats, ragdolls, assim como felinos americanos e britânicos de pêlo curto têm maior probabilidade de ter cardiomiopatia hipertrófica. O HCM nem sempre é herdado, no entanto. Às vezes também pode acontecer em outras raças ou mesmo em raças mistas.

O que você verá

Os gatos, por natureza, não gostam de demonstrar fraqueza. Dependendo da gravidade do ataque cardíaco, Max pode ter tido um sem o seu conhecimento. Se você notar alguns comportamentos peculiares, eles podem ser sinais de alerta de que seu amigo ronronar teve um ataque cardíaco ou está sofrendo de doença cardíaca. Inicialmente ele ficará muito fraco, não querendo deixar aquele lugar aconchegante na sua cama, mesmo quando for hora do jantar. À medida que sua condição piora, ele vomita sem motivo aparente, tem dificuldade para respirar e pode cair enquanto anda. Você também pode perceber que seu batimento cardíaco parece mais rápido do que o normal ou parece pular batidas. Levá-lo ao hospital de emergência rapidamente pode evitar que mais danos ocorram e possam salvar sua vida.

O que esperar do veterinário

Se o seu amigo peludo é uma daquelas raças mais propensas a problemas cardíacos, você pode quero ter seu sangue checado para ver se ele carrega o traço genético. Os exames de sangue nem sempre são confiáveis, já que os traços podem variar de gatinho a gatinho. Seu veterinário pode sugerir uma radiografia de tórax ou até mesmo um eletrocardiograma para ver se Max tem um batimento cardíaco irregular ou se ele já tem problemas cardíacos. Se o seu amiguinho mostrar sinais de anormalidade, você precisará levá-lo de volta ao veterinário uma ou duas vezes por ano para repetir esses testes.

Outras Considerações

Problemas cardíacos são mais comuns à medida que os gatinhos envelhecem . Você pode não conseguir evitar a ocorrência de um ataque cardíaco súbito, mas pode fazer o melhor para tornar seu animal de estimação o mais saudável possível durante toda a vida. Mantenha-o ativo jogando com ele e mantenha seu peso sob controle, monitorando sua ingestão de alimentos. Desta forma, ele estará em sua vida nos próximos anos.