Alongamentos Para Costelas Doloridas

Autor: | Ultima Atualização:

A dor nas costelas pode dificultar a realização de quase todas as atividades físicas.

A dor na costela pode ser insuportável, dificultando a respiração ou o exercício. Se sua costela estiver quebrada ou machucada, seu médico provavelmente lhe explicou que não há nada que ela possa fazer por uma costela quebrada; no entanto, o alongamento regular pode ajudar as costelas a se curarem mais rapidamente e a evitar dores musculares nas áreas adjacentes causadas pelo desuso. Certifique-se de conversar com seu médico antes de iniciar qualquer nova rotina de exercícios, especialmente se você sofreu recentemente a dor de uma lesão na costela.

Alongamento do peito

Um alongamento no peito é particularmente útil se a dor estiver nas costelas superiores . Mas mesmo que você esteja sentindo a dor mais próxima do seu abdômen, alongar o peito pode ajudar a evitar que a dor da costela se espalhe para as costas e para o peito. Para fazer esse alongamento, dobre os cotovelos em 90 graus e estenda os cotovelos para trás. Empurre os cotovelos o mais próximo possível sem sentir dor e segure por um ou dois segundos. Repita cinco a dez vezes, duas a três vezes por dia.

Respiração Profunda

Um dos papéis mais importantes da caixa torácica é proteger os pulmões e a respiração regular estica as costelas. Se você está sentindo dor nas costelas, você pode estar tomando respirações mais curtas e superficiais. Exercícios de respiração profunda podem ajudar suas costelas a se curar e esticar com segurança suas costelas. Inspire lentamente pelo nariz por cinco a 10 segundos e depois segure por duas vezes. Expire lentamente por cinco a 10 segundos e repita 10 vezes várias vezes ao dia. Embora a respiração possa parecer dolorosa, melhorar a oxigenação do sangue pela respiração profunda pode melhorar o tempo de cura e ajudar suas costelas a funcionar corretamente. Para adicionar um pouco de dificuldade a este exercício e melhorar o alongamento, tente fazer agachamentos enquanto respira profundamente. Simplesmente fique em pé e dobre os joelhos enquanto move a parte traseira para trás, como se estivesse prestes a se sentar em uma cadeira. Segure a posição sentada por três segundos, e então suba de volta para a posição de pé. Expire ao se abaixar e inspire enquanto se levanta.

Poses de Yoga

Algumas posturas básicas de yoga podem proporcionar às suas costelas um excelente alongamento e ajudar a manter a mobilidade enquanto suas costelas doloridas cicatrizam. A pose da cobra estica suas costas, costelas e peito. Deite-se de barriga para baixo com as pernas esticadas e, em seguida, levante o tronco do chão, inclinando a cabeça para os pés e usando os braços como apoio. Mantenha por 10 segundos, solte e repita cinco a 10 vezes. A pose de peixe é uma variação desta posição feita nas suas costas. Deite de costas com os braços estendidos e apontados para as pernas. Empurrando as omoplatas juntas, eleve o tronco para fora do chão de modo que a parte superior do corpo fique em forma de U. Segure por cinco a 10 segundos, solte e repita cinco a dez vezes.

Alongamento da Porta de Entrada

Para esticar os músculos que se conectam a cada lado da caixa torácica, tente um simples alongamento da porta. Fique na frente de uma porta com os cotovelos flexionados e os braços apoiados - não na porta. Incline-se para frente, empurrando o peito pela porta e segure por cinco a dez segundos. Repita três a cinco vezes.