Características Especiais De Um Peixe Palhaço

Autor: | Ultima Atualização:

Algumas pessoas chamam peixe-palhaço peixe anêmona.

O peixe palhaço, icônico entre os organismos marinhos, possui uma série de características únicas, a maioria adaptações à sua famosa simbiose com anêmonas do mar. Eles têm características comportamentais e características físicas especializadas e ciclos de vida interessantes.

Comportamento

A característica especializada mais óbvia do peixe palhaço é sua relação simbiótica com anêmonas do mar. O peixe-palhaço vive entre os tentáculos das anêmonas-do-mar. O peixe-palhaço ajuda a anêmona comendo parasitas e afugentando os poucos predadores que podem roer as anêmonas. Enquanto isso, a anêmona do mar fornece ao peixe-palhaço um lugar seguro para viver e desovar. Apesar deste relacionamento próximo, o peixe-palhaço pode prosperar em aquários, mesmo sem anêmonas. O peixe-palhaço chega a desovar em tanques de peixes sem anêmonas, achando que raramente são encontrados longe de uma anêmona na natureza.

Imunidade a Picadas

A pele do peixe-palhaço é especializada para acomodar a relação simbiótica do peixe com anêmonas. O peixe-palhaço segrega uma espessa camada de muco para proteger os peixes das células que ardem as anêmonas. Parece que o peixe-palhaço "aclimata" novas anêmonas à presença do peixe ao entrar e sair dos tentáculos das anêmonas. Isso pode servir para alterar o muco e enganar a anêmona para ver o peixe-palhaço como uma parte de si mesmo

Reprodução

O peixe-palhaço também possui características reprodutivas especializadas. O peixe-palhaço tende seus ovos, depois permite que o filhote flutue entre as correntes como plâncton. Isso permite uma distribuição mais ampla de peixe-palhaço. No entanto, reduz a chance de um peixe-palhaço encontrar um parceiro. Para superar isso, os peixes-palhaço são hermafroditas protandrous. Isso significa que todos os peixes-palhaço nascem machos. Em um grupo, o maior e mais dominante peixe-palhaço se torna uma fêmea. Se esta fêmea morrer, o próximo peixe maior muda de sexo para se tornar a nova fêmea. Isso torna mais fácil encontrar parceiros, embora muitas espécies de peixes-palhaço sejam amplamente distribuídas.

Coloração

O peixe-palhaço também possui coloração especializada. O peixe palhaço típico tem um corpo laranja com listras brancas e margens pretas. Os biólogos marinhos descobriram mais de 28 espécies de peixes-palhaço, porém, em uma variedade de cores, incluindo vermelho, marrom, amarelo, rosa e principalmente preto. O número e a colocação de suas listras variam de espécie para espécie, mesmo de espécime para espécime. A cor brilhante avisa predadores de veneno. Neste caso, porém, as cores do peixe-palhaço alertam os predadores das anêmonas e não dos peixes. Peixe-palhaço selvagem raramente aparece longe de sua anêmona hospedeira.