Como Saber Se O Seu Periquito Está Doente

Autor: | Ultima Atualização:

Sempre que você suspeitar de alguma doença, consulte seu veterinário de aves de caça.

Seu amigo brincalhão de calopsita de repente parece diferente? Ele parou de brincar com seus brinquedos ou comer? Embora os sintomas possam ser sutis, ele pode precisar de um veterinário aviário. Como um mecanismo de sobrevivência, caturras disfarçam doenças para evitar parecer fracas aos predadores.

Ligação a Ovos

Se sua periquito fêmea está sentada no fundo de sua gaiola com suas plumas estufadas, ela pode estar sofrendo de atadura de ovo. A ligação do ovo ocorre quando um ovo fica preso dentro do trato reprodutivo. Outros sintomas incluem uma diminuição de excrementos ou excrementos realmente úmidos; perda de apetite e depressão. As causas incluem deficiência de cálcio e vitamina D, ou falta de exercício de estar em uma gaiola que é muito pequena. As aves doentes ou idosas têm o maior risco de se ligar aos ovos.

Polyomavirus

Cockatiels jovens entre as idades de 14 e 56 dias correm o maior risco de contrair poliomavírus. Esta doença reduz a imunidade do periquito, deixando-o em risco de pegar outras doenças e parasitas. Entre os muitos sintomas que ele pode apresentar incluem uma barriga inchada, perda de apetite, vômitos e depressão. O poliomavírus é contraído pelo contato com outras aves infectadas. Tudo de fezes a pó de penas pode carregá-lo

Desnutrição

Um periquito que carrega nada além de sementes, e não come uma dieta variada e saudável, incluindo pellets, vegetais e frutas, pode desenvolver desnutrição. A desnutrição pode levar a uma série de problemas de saúde provocados pela deficiência de vitamina e cálcio. Se você perceber que as penas dele são maçantes e finas com áreas nuas, ele pode estar sofrendo de desnutrição.

Infecção Respiratória e Conjuntivite

Se o periquito se desenvolve olhos vermelhos, inchados, ele pode ter conjuntivite. Esta doença comum é causada por bactérias e freqüentemente acompanha uma infecção respiratória causada pelo fungo Aspergilose, cujos esporos fazem com que seus sacos aéreos se enchem de muco e afetem suas traqueias e sua caixa de voz. Sintomas adicionais, como perda de apetite e dificuldade para respirar, também podem estar presentes

Psitacose

A Chlamydia psittaci é uma bactéria descoberta em uma exposição de aves na América do Sul em 1930, quando humanos e caturras foram infectados. É contraído por exposição a (entre outras coisas) excrementos contaminados e poeira de plumas. Ocorre tanto em estado selvagem quanto em cativeiro, e os sintomas incluem diarréia com fezes aquosas, verde-amareladas, sede excessiva e letargia. Seu pássaro também pode ter tremores e convulsões.

Cuidado veterinário aviário

É importante reconhecer qualquer mudança no comportamento do seu periquito como sinais de uma possível doença. Você pode notar que ele está deprimido e desinteressado em seus brinquedos, ou ele pode pendurar a cabeça e ter asas caídas. Sinais óbvios, como uma mudança no apetite e excrementos, podem indicar doença, mas também ficar atento à perda de peso, aos olhos cansados ​​e à falta de coordenação. Se você acredita que seu periquito está doente, leve-o imediatamente a um veterinário aviário para o tratamento adequado.