Sinais De Agressão Em Gatos Machos

Autor: | Ultima Atualização:

Gatos domésticos se comportam como pequenos tigres durante o combate, então tenha cuidado.

Se você já tentou pegar um gato furioso, então sabe que as únicas recompensas que estão esperando por você são marcas de dor e garra. Nem todos os gatos machos praticam comportamento violento regularmente, mas a maioria deles exibe sinais de agressão quando a ocasião o justifica.

Linguagem Corporal

Preste atenção à postura e comportamento do seu gato, especialmente quando ele estiver perto de estranhos ou outros gatos. Os gatos confiam na aparência para julgar possíveis ameaças e parecerem mais perigosos. Você provavelmente já viu seu gatinho ficar um pouco espinhoso quando o cabelo ao longo de sua coluna se ergue a um ângulo perpendicular de sua pele. Essa reação involuntária faz com que o gato pareça maior para seus inimigos. Os gatos raivosos também tendem a chicotear sua cauda e podem "se agachar" com a barriga contra o chão em uma posição defensiva. Seu gato também pode apertar os olhos e apertar seus músculos faciais para expor seus dentes para mostrar que ele significa negócios.

Sinais Vocais

Os gatos são sensíveis aos estímulos auditivos e visuais, por isso não deve ser surpresa que eles expressem seu mau humor. Assobiar é um indicador óbvio de agressão felina e é muito difícil confundi-lo com um som feliz. Os gatos têm uma ampla gama de hábitos e preferências vocais, então julgar a agressividade pelo tom de um miau e grito depende do indivíduo. Gatos agressivos machos tendem a fazer sons agudos ou guturais quando estão chateados, de acordo com a Humane Society dos Estados Unidos.

Violência

É difícil confundir comportamento agressivo com qualquer outra coisa quando seus gatos estão participando de uma briga de estilo de último homem. Também é um pouco assustador ver seu animal de estimação se transformar em um redemoinho de garras e presas que começa e termina em um instante. Os gatos também podem exibir alguns sinais de agressão durante as lutas, embora isso raramente se transforme em um banho de sangue. Gatos machos geralmente tentam prender um ao outro ou forçar o outro a se render, jogando-o de costas em uma luta pelo domínio.

Causas

Se você quiser reduzir o comportamento agressivo em seu gato macho, então você precisa lidar com a raiz do problema. Alguns gatos parecem ter nascido maus, mas seu comportamento antissocial é geralmente devido a uma história de abuso, brigas freqüentes com gatos violentos ou exposição a estímulos que causam medo. Se o seu gato tem medo de estranhos, então provavelmente é melhor ajudá-lo a lidar com isso do que nunca convidar amigos para o seu lugar novamente. Você pode ajudá-lo a criar uma associação positiva com uma experiência negativa, dando-lhe um tratamento saboroso durante a experiência. Conseguir seu gato do sexo masculino fixado também deve estar entre os primeiros passos que você toma para reduzir seu comportamento agressivo, de acordo com a Universidade de Cornell College of Veterinary Medicine.