
Os fundos mútuos de títulos são uma maneira de investir em um grupo de títulos sem ser um especialista.
Os fundos de títulos de curto e médio prazo compartilham muitas semelhanças. Uma das principais características dos fundos obrigacionistas em geral é que eles dispersam o risco de investimento entre muitos títulos diferentes, reduzindo o risco global de investimento. No entanto, os fundos obrigacionistas de curto e médio prazo geralmente variam em como reagem às taxas de juros e ao montante de renda que geram. Qual tipo de fundo é mais apropriado para você depende dos seus objetivos de investimento e das características específicas de cada fundo individual.
Renda
A principal razão para investir na maioria dos fundos de bônus é gerar renda. As obrigações geralmente não são projetadas para gerar ganhos de capital, já que são essencialmente empréstimos que lhe pagam juros. Quanto mais longo o vencimento de um vínculo, maior a probabilidade de pagar uma taxa de juros mais alta, sendo todas as outras coisas iguais. Como resultado, a maioria dos fundos de obrigações de prazo intermédio paga uma taxa de juro mais elevada do que os fundos de obrigações de curto prazo semelhantes. Se a renda é seu objetivo, um fundo de títulos de prazo intermediário pode ser mais apropriado para você.
Risco da taxa de juros
Quando as taxas de juros do mercado sobem, o preço dos títulos existentes cai. Esse fenômeno é conhecido como risco de taxa de juros. Quanto mais longo o vencimento do vínculo, mais suscetível é a queda de preço quando as taxas sobem. Isso se traduz em um risco de taxa de juros mais alto para fundos de títulos de prazo médio do que para suas contrapartes de curto prazo. Em troca do potencial de renda mais alta, um fundo de prazo intermediário tem um risco maior de perda do capital investido.
Ajuste de Taxa
Em um fundo de obrigações de curto prazo, os títulos amadurecem com bastante frequência. O gestor de carteiras pode obter os rendimentos de títulos vencidos e reinvesti-los em títulos à taxa de juros atual do mercado. Como resultado, os fundos de obrigações de curto prazo podem adaptar-se ao aumento das taxas de juros mais rapidamente do que os fundos de médio prazo. Se as taxas subirem, o rendimento que um fundo de curto prazo lhe paga aumentará mais rapidamente do que um fundo de prazo intermediário. No entanto, o oposto também é verdadeiro. Quando as taxas estão caindo, o rendimento de um fundo de curto prazo pode cair mais rapidamente do que o de um fundo de prazo intermediário.
Risco de crédito
A promessa de um bônus de pagar é tão boa quanto a solidez financeira da empresa que emite esse título. Se uma empresa não puder pagar os juros ou o principal de seus títulos, seu fundo de títulos pode acabar sofrendo uma perda. Para ajudá-lo a escolher o tipo de títulos em que deseja investir, a maioria dos fundos publica uma classificação média de qualidade de títulos, sendo AAA a classificação mais alta. Quanto menor o rating, maior o risco de inadimplência de títulos. Ambos os fundos de obrigações de curto e médio prazo podem ter ratings altos ou baixos, embora o vencimento mais longo dos títulos de prazo intermediário aumente o tempo que os títulos individuais têm que deixar de pagar.




