Calçados Para Exercícios De Pliometria

Autor: | Ultima Atualização:

Não pule sem os sapatos certos

Se você levar a sério os esportes, a pliometria pode impulsionar seu desempenho atlético para o próximo nível. Este tipo de exercício foi criado para competição no nível global superior: as Olimpíadas. Se você está em uma equipe universitária ou em treinamento para esportes profissionais, a pliometria pode lhe dar uma vantagem, adicionando poder e controle aprimorado aos seus movimentos. Uma vez que seus pés levam o peso de cada pouso, usar os sapatos corretos é vital para a segurança - o calçado errado pode deixá-lo encalhado nas laterais, em vez de exibir suas coisas no campo.

Sobre o Plyometrics

Plyometrics, da Europa Oriental, é freqüentemente chamado de treinamento de salto. Isso porque este estilo de exercício se concentra em ações de sustentação nas pernas, no núcleo ou nos braços. Os músculos são alongados e depois contraídos rapidamente, treinando-os para reagir rápida e poderosamente durante os esportes. Exemplos de pliometria incluem agachamentos com saltos, saltos laterais, saltos múltiplos, marchas de salto, cortes de arco e flexões de palmas. No entanto, até mesmo movimentos simples como pular em um pé ou pular corda oferecem condicionamento pliométrico.

Escolhendo sapatos

Quando se trata de escolher sapatos para pliometria, o acolchoamento é fundamental. Esses exercícios estão longe de ser suaves em seus delicados tootsies, e você precisa de algo para absorver o choque e proteger os ligamentos, tendões e músculos minúsculos. Esqueça os sapatos de treinamento "descalços", ou literalmente descalço para esse assunto. Em vez disso, invista em um par de sapatos cross-training ou aeróbica de qualidade com dedos reforçados, bem como preenchimento sob as bolas de seus pés.

Iniciando um Rotina

Pyometrics não é para novatos. Não tente uma rotina pliométrica, a menos que você já seja flexível e forte. Caso contrário, seu corpo não estará equipado para lidar com a força de movimentos tão intensos. Antes de se mostrar com saltos extravagantes, relaxe em sua rotina pulando e marchando por um tempo. Aos poucos, siga em frente e tente pular no lugar. Eventualmente, tente vários saltos, saltos laterais e saltos baixos de caixa.

Precauções

Pliometria não é para o atleta casual, e há muitos riscos envolvidos. Consulte um profissional de fitness antes de iniciar sua rotina, especialmente se você tiver um histórico de problemas nas articulações ou nos pés. Se você decidir ir em frente, evite superfícies duras e, em vez disso, treine na grama ou no estofamento. Esqueça-se de pular quantas vezes você puder e concentre-se em praticar a forma correta para fazer com que cada salto conte. Salto da terra para os pés para saltos para cima e para baixo, usando um movimento de balanço para aliviar o impacto. Controle seu corpo para pousar o mais leve possível.