Configurando Uma Planilha De Orçamento

Autor: | Ultima Atualização:

Configure um orçamento usando o software de planilha.

Você quer acompanhar seus gastos mensais, economias e ganhos, mas não se sente muito inclinado a investir em software orçamentário ou usar um programa gratuito baseado na web. Uma das maneiras mais simples de criar um orçamento é usar o software de planilhas, que você provavelmente já possui em seu computador. Um orçamento de planilha é personalizado para seus gastos e hábitos de ganhos. Você também pode ajustá-lo à sua agenda configurando uma folha de orçamento semanal ou mensal.

Recolha seus recibos de todas as compras feitas no mês passado, bem como quaisquer contas que você recebeu. Não se preocupe muito se você perdeu recibos de itens pequenos, como uma xícara de café ou uma fatia de pizza.

Classifique suas faturas e recibos em categorias e some os valores de cada categoria. Por exemplo, junte sua conta de água, eletricidade e gás e some o total devido para o mês. Recolha os recibos de restaurantes e descubra quanto gastou para comer.

Adicione o total ganho de seus stubs de pagamento para descobrir sua renda mensal. Se você é pago uma vez por mês, seu trabalho é fácil. Se você receber um pagamento quinzenal, terá que multiplicar o valor de um cheque de pagamento por 26 e, em seguida, dividir por 12. Se você receber o pagamento semanalmente, multiplique o valor por 52 e divida por 12. Não se esqueça de adicionar na renda do seu parceiro, bem como quaisquer outras fontes de renda.

Abra o programa de planilhas no seu computador. Salve o arquivo como "Orçamento" ou algo facilmente reconhecível. Faça uma folha para cada mês do ano.

Digite as palavras "Receita antecipada" como um cabeçalho na linha 2 da primeira coluna, normalmente rotulada como coluna A na planilha. Na linha 2 da coluna B, digite a quantidade de sua receita esperada. De volta à coluna A, digite "Receita real" na linha 3 como título. Usando os seus stubs de pagamento, digite o valor real que você ganhou no final do mês na linha 3 da coluna B. Insira o valor real como um número negativo para poder compará-lo com o valor antecipado. Na linha 4 da coluna A, digite o título "Diferença". Na linha 4 da coluna B, digite "= SUM (B2: B3)" e pressione enter. A diferença entre a sua renda real e antecipada aparecerá na célula.

Digite o nome de cada categoria nas linhas subsequentes da primeira coluna. Por exemplo, escreva "Habitação", na linha 5 da coluna A, diretamente em "Receita real", "Carro" na linha 6, diretamente em "Carcaça" e assim por diante. Você pode dividir cada categoria em subcategorias, como "Seguro residencial", "Serviços públicos" e "Reparos" em "Carcaça. Na coluna B, registre a despesa prevista e a despesa real na coluna C. Registre a despesa real como um número negativo.Tipo = SUM (B5: C5) para totalizar a diferença entre as despesas reais e esperadas.Certifique-se de alterar o número da linha para refletir a linha real para cada função de soma.

Realce ou selecione o orçamento inteiro e copie-o. Em alguns softwares, você pode destacar todo o texto pressionando "Control" e "A" ao mesmo tempo. Pressione "Control" e "C" ao mesmo tempo para copiá-lo. Clique na folha do mês seguinte e cole o orçamento, pressionando "Controle" e "V" nessa folha. Repita com as folhas restantes para criar um modelo para cada mês.

Itens que você precisará

  • Recibos de compras
  • Contas inclusas
  • Pagar stubs
  • Computador com software de planilha

dicas

  • Reavalie sua planilha de vez em quando para ter certeza de que você está no caminho certo. Observe onde você pode fazer alterações, como reduzir suas despesas de entretenimento ou reduzir o uso de eletricidade ou telefone celular. Também faça ajustes sempre que você ou seu cônjuge receber um aumento, ou uma redução na renda.
  • Configure sua planilha de orçamento em software de escritório baseado na Web para que você possa acessá-lo de qualquer computador (consulte Recursos).