Uma lesão no manguito rotador acabará com o seu dia na trilha.
O esqui cross country pode ser uma maneira divertida de entrar na natureza e aproveitar um dia de inverno. No entanto, você pode encontrar muita dor se não for cuidadoso. A dor no ombro é uma lesão comum nos esquiadores de cross country, e os manguitos rotadores tensos são especialmente comuns. Você não poderá continuar o seu dia na trilha se ferir o manguito rotador, pois a dor e a mobilidade limitada tornarão incrivelmente difícil continuar esquiando.
Causa da Tensão do Manguito Rotador
Você pode sobrecarregar o manguito rotador de várias maneiras, mas uma das causas mais comuns, de acordo com a Mayo Clinic, é o estresse repetitivo. Repetir movimentos extenuantes repetidamente pode causar inflamação nos músculos do ombro e no manguito rotador em particular. Esqui cross country pode ser particularmente desgastante devido à natureza repetitiva de puxar-se para a frente com os pólos durante o seu passo.
Tratamento simples
Se a tensão for menor, um simples regimento de descanso e gelo pode ser suficiente para levá-lo de volta às trilhas. Se a dor persistir, no entanto, você pode precisar passar algum tempo com um fisioterapeuta. De acordo com a Clínica Mayo, um fisioterapeuta irá trabalhar para melhorar sua flexibilidade no ombro para aliviar a pressão do manguito rotador e permitir que a inflamação diminua.
Tratamento de tensão severa
Se você tem uma tensão ou uma ruptura severa, você pode ter que tomar medidas mais drásticas para se recuperar completamente. Se a dor for grave, o médico pode optar por uma injeção de esteróides no músculo para aliviar a inflamação. Se o seu manguito rotador fica ruim o suficiente, você pode acabar indo para baixo da faca. Alguns casos são graves o suficiente para que os médicos sejam forçados a ir para o ombro e reparar pequenas a severas lágrimas para permitir a cicatrização do manguito rotador.
Prevenção
O caminho preferido para as lesões do manguito rotador é mais frequentemente a prevenção. Para manter os ombros saudáveis, evite o excesso de esforço. Conheça seus limites e respeite-os em termos de seu nível de atividade. Também ajuda ter tanta flexibilidade em seus ombros quanto possível. Isso abre os caminhos para os músculos passarem e minimiza as chances de impacto. Equilibrar todos os músculos do seu ombro também ajudará a manter seu manguito rotador forte, o que ajudará a evitar alguns ferimentos.