Publicamente Negociado Vs. Ações Privadas

Autor: | Ultima Atualização:

Antes de investir em ações, você deve entender as diferenças entre ações públicas e privadas

As ações negociadas em bolsas públicas, como as bolsas de Nova York ou Londres, são conhecidas como ações públicas. As ações privadas, por outro lado, trocam de mãos em transações privadas e não publicadas. Existem diferenças críticas entre as ações públicas e privadas, e ambas apresentam riscos muito diferentes. Antes de investir em qualquer um desses grupos, é fundamental entender essas diferenças.

Empresas Privadas

Todas as empresas cujas ações não são negociadas em um mercado de ações público são consideradas de capital fechado. Para comprar ações de tais empresas, você deve localizar os acionistas e fazer uma oferta por suas ações. Ao fazer isso, você quase nunca terá o privilégio de saber quando as ações da empresa mudaram de mãos no passado recente e a que preço tais transações ocorreram. As empresas privadas são quase sempre menores que as empresas públicas. Muito poucas empresas crescem para o tamanho de um Bank of America, Exxon ou Home Depot e ainda optam por permanecer privadas. Portanto, as empresas privadas geralmente têm menos ações em circulação do que as empresas públicas, e essas ações mudam de mãos com muito menos frequência.

Empresas Públicas

As ações de uma empresa pública mudam de mãos à vista do mundo. Você pode fazer logon em qualquer portal financeiro, como o Yahoo Finance ou o Google Finance, e ver - gratuitamente - a que preço as ações de uma empresa pública mudaram de mãos. Você também pode acessar o balanço patrimonial da empresa emissora, a declaração de renda e um histórico de preços que remonta a muitas décadas na maioria dos casos. Isso torna muito mais fácil tomar uma decisão informada sobre o estoque e compará-lo a outras alternativas de investimento. Se você fizer uma oferta pelo estoque, o que você deve fazer através de um corretor registrado, e não conseguir comprar o estoque, você também saberá por que perdeu a compra e o que alguém pagou para adquirir as mesmas ações.

Liquidez

Uma ação é considerada líquida se houver muitos compradores e vendedores disponíveis a maior parte do tempo, tornando a compra ou a venda de suas ações relativamente fácil. As ações públicas são muito mais líquidas do que as ações privadas. As ações de grandes empresas públicas mudam de mãos várias vezes por minuto. Ao tentar comprar ações de capital fechado, por outro lado, você pode não conseguir encontrá-las a qualquer preço. Os membros da família fundadora, por exemplo, podem se recusar a vender as ações. Uma vez que você compra uma ação privada, você pode ter dificuldade em encontrar compradores e ficar preso com as ações por um tempo muito longo.

Volatilidade

Uma ação volátil é aquela cujo preço das ações oscila muito. As ações que você comprou a US $ 10 há um dia podem ser negociadas a US $ 12 ou US $ 8 no dia seguinte, muitas vezes sem razão aparente. Quanto maior o pool de compradores e vendedores, menos volátil o preço de uma ação tende a ser, já que alguns dos muitos investidores que observam as ações tendem a intervir para aproveitar preços baixos ou altos indevidos. Não surpreendentemente, os preços das ações privadas são muito mais voláteis do que os estoques públicos. Uma vez que menos investidores estão dispostos a comprometer dinheiro para empresas privadas, seus estoques têm que cair muito mais baixos ou avançar muito além do que valem antes de os investidores entrarem para aproveitar, trazendo os preços de volta a níveis mais normais.