Prós E Contras Do Mercado De Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Ações sobem e descem, criando prós e contras para investidores

O mercado de ações tem uma longa história de produção de lucros para investidores, mas nem todo mundo acaba um vencedor. Entendendo as vantagens e desvantagens do mercado de ações, você toma decisões de investimento mais informadas, esperançosamente, colocando você no círculo dos vencedores.

Pro: Histórico Retorna

Retornando 10%, em média, por ano desde 1926, ações supera a maioria das outras classes de ativos em geral. De um ano para o outro, o retorno de uma ação pode variar drasticamente, mas durante um longo período de tempo (ou seja, várias décadas), o mercado de ações produziu esse retorno de dois dígitos. Em comparação, os títulos retornaram 5,4% ao ano no mesmo período. Ações são geralmente consideradas mais arriscadas do que títulos, mas a longo prazo, seu retorno para investir no mercado de ações provavelmente será maior em média.

Pro: Diversificação

Diversificação refere-se a comprar uma variedade de ativos para para minimizar o risco de um investimento entrar em colapso e acabar com todo o seu portfólio. Compras de ações que estão envolvidas em diferentes setores da economia diversificam sua carteira de ações e é uma boa cobertura contra a perda de todo o seu investimento. Muitas pessoas também diversificam as participações em outros ativos, como títulos ou imóveis, além de investir no mercado de ações.

Con: Perda de fundos

Independentemente de como o mercado de ações tenha desempenho a longo prazo, você pode ainda perder dinheiro. As empresas vão à falência, fazendo com que os preços de suas ações caiam, ou você compra e vende na hora errada, deixando-o com menos dinheiro do que começou. As ações listadas na bolsa de valores NASDAQ perderam 78,4% de seu valor entre 2000 e 2002, por exemplo:

Con: Recovery Time

Os preços flutuam constantemente e podem levar anos para retornar a um preço anterior após um declínio. Se você investisse no mercado de ações como estava chegando ao pico em 2000, levaria sete anos para recuperar o capital perdido no declínio. Demorou dois anos para recuperar as perdas que ocorreram durante o crash do mercado de ações de 1987. As ações individuais podem se recuperar mais rápido ou mais devagar que a média do mercado.