Tome um minuto para olhar seu gatinho nos olhos todos os dias
Se você já foi diagnosticado com olho-de-rosa, então você entende o desconforto do seu gatinho se ela tiver versão felina da doença. A conjuntivite tem várias causas às quais muitos gatos são expostos durante toda a sua vida diária. Enquanto o olho rosa é irritante e persistente, raramente causa sintomas graves.
Causas
O olho rosa é causado por vários problemas diferentes, que podem ocorrer simultaneamente ou separadamente. Muitos casos de conjuntivite são o resultado do vírus do herpes felino, que é extremamente comum em gatos. De fato, a maioria dos gatos é exposta ao vírus durante sua vida e ganha imunidade à idade, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da NC State University. O herpes felino não é contagioso para os seres humanos, então você não precisa se preocupar com a doença se espalhando para você ou sua família. Existem alguns outros agentes virais que podem causar conjuntivite, incluindo clamídia felina e micoplasma, por isso é importante levar o seu gatinho ao veterinário para verificar a causa.
Sinais
Um dos principais sintomas da conjuntivite é rosa ou descoloração vermelha e em torno dos olhos do seu gato. Parece que seu gato simplesmente ficou acordado até tarde e ainda não tomou o café, mas os olhos avermelhados são na verdade resultado de inflamação. Como a doença incha o tecido que conecta as pálpebras e o globo ocular de seu gato, a inflamação também pode fazê-lo piscar ou piscar com frequência. Descarga excessiva ou descolorida é outro sinal comum de olho-de-rosa. O tecido claro acima da pupila do seu gato também pode ficar mais opaco do que o habitual ou desenvolver um filme descolorido em sua superfície.
Diagnóstico
Mesmo que você tenha certeza de que sabe qual é o problema, é uma boa ideia uma segunda opinião do seu veterinário. Problemas oculares em gatos são menos comuns do que em cães, mas são mais propensos a durar muito tempo, de acordo com Animal Eye Care. A maioria das causas de conjuntivite é realmente fácil de remediar com o remédio adequado, e seu gato agradecerá por restaurar sua visão. Quando um veterinário dá uma olhada no seu gato, ele pode simplesmente examinar seu histórico médico e fazer um diagnóstico a partir dele, ou ele pode pedir alguns exames laboratoriais para esclarecer a situação.
Tratamento e Prevenção
Administre o seu gatinho medicamento prescrito pelo seu veterinário. Antibióticos e antivirais são usados para tratar o olho rosa induzido por patógenos. Pergunte ao seu veterinário se existem soluções lubrificantes para os olhos que seriam apropriadas para o seu animal de estimação para aliviar o seu desconforto. Você pode reduzir as chances de seus outros gatos pegarem a doença, mantendo-os separados do indivíduo infectado e restringindo seu acesso ao exterior. O vírus do herpes felino é muito contagioso entre os gatos, por isso, manter o seu animal longe de gatos estranhos irá ajudá-lo a evitar infecções. Gatos e gatinhos jovens são mais suscetíveis à infecção do que os adultos, porque eles não tiveram tempo para construir seu sistema imunológico.