As Probabilidades De Um Gato Preto Puro Em Uma Ninhada

Autor: | Ultima Atualização:

A genética de mamãe e papai determina se um de seus gatinhos será preto.

Se seu amigo felino está esperando, ela logo dará à luz uma ninhada de bebês peludos em vários matizes possíveis. A chance de Fluffy dar a luz a um gato preto puro entre suas crias depende tanto de sua origem genética quanto do gato que ela acasalou.

Genética Felina Básica

Quando dois gatos acasalam e produzem uma ninhada de gatinhos, cada um desses pequenos recebe metade de sua composição genética, na forma de cromossomos, de cada pai. Esses 19 pares de cromossomos contêm moléculas de DNA formadas por genes, de acordo com a Universidade da Califórnia, em Berkeley. Um gatinho pega dois pares de genes de cada pai. Esses genes determinam o temperamento do seu gatinho, a cor da pelagem, o comprimento da pelagem, a cor dos olhos e outras características físicas. Dependendo de como esses genes se combinam, seu gatinho pode produzir um gatinho preto puro, mas somente se cada pai tiver os genes necessários para produzir um, de acordo com a Associação dos Criadores de Gatos.

Traços Dominantes e Recessivos

Alguns genes determinam que traços, como a cor do seu casaco, que um gatinho terá quando ele nascer. Estes são conhecidos como genes dominantes. Genes recessivos não aparecem entre suas características físicas, mas são carregados em seu código genético e podem afetar sua prole. O gene da cor do pêlo preto é um gene dominante e controla a produção de eumelanina pelo corpo do gatinho, que é o pigmento que torna seu pelo preto, de acordo com Catster. Se um dos pais tiver esse gene, então um ou mais dos bebês serão negros. Normalmente, se um dos pais é negro puro, isso significa que ela é portadora desse gene e é provável que um de seus descendentes também seja.

Chances de gatinhos pretos

Existem três combinações de genes básicos que governar cada um dos traços do seu gatinho. Esses são "BB", significando dois genes dominantes, "Bb" significando um gene dominante e recessivo e "bb", significando dois genes recessivos, de acordo com o Tech Museum of Innovation. Quando gatos pretos com genes "BB", representando a combinação de genes dominante resultando em um casaco preto puro, se reunirem, todos os seus descendentes serão negros, mesmo se apenas um dos pais tiver essa combinação. Quando dois gatos pretos com genes "Bb" se acasalam, as probabilidades são de três para um que seus descendentes sejam negros. Se um gatinho que não é preto tem os genes "bb" negros recessivos e é criado para um gato "Bb" que é, seus descendentes têm 50-50 chances de serem negros.

Características surpresa

Não sei o que é o fundo genético para sua mamãe grávida ou seu amante, então não há como determinar as chances de ela dar à luz um gatinho preto, a menos que ela seja de um negro puro. A genética de gatos pode se tornar ainda mais complicada porque nossos amigos felinos podem engravidar por mais de um pai ao mesmo tempo, segundo o site do Dr. Jeff Nichol. Isso significa que apenas os genes da mãe podem dar uma idéia confiável das cores dos casacos de seus gatinhos, a menos que ela tenha sido mantida dentro de casa durante seu ciclo de calor. Tenha em mente que outros genes também podem afetar a aparência do pêlo de um gatinho, incluindo aqueles que estabelecem seus padrões de pelagem.