Nutrição Após Uma Ressecção Do Cólon

Autor: | Ultima Atualização:

O chá e o caldo claro podem ser opções de dieta imediatamente após a cirurgia.

Seu trato intestinal pode ter aproximadamente 25 pés de comprimento, o que significa que sua alimentação deve percorrer um longo caminho antes que os resíduos sejam eliminados. Uma das paradas finais é o cólon, a parte do intestino grosso antes do reto. Se você tem um distúrbio como o câncer de cólon ou diverticulite que afeta seu cólon, seu médico pode recomendar uma ressecção do cólon ou remoção de uma parte do seu cólon. Este procedimento pode ter algumas implicações para sua dieta pós-cirúrgica.

Imediatamente após a cirurgia

A cirurgia de ressecção do cólon geralmente envolve colocá-lo sob anestesia geral, o que significa que você não ficará acordado durante o procedimento. A anestesia pode ter efeitos temporariamente paralisantes no seu sistema digestivo, retardando seus processos digestivos. Sua enfermeira pode não fornecer qualquer coisa para comer imediatamente após a cirurgia até o retorno do som do intestino. Esses sons indicam que seu sistema digestivo está funcionando. Quando eles retornam, você provavelmente receberá uma dieta líquida clara, que inclui caldo de carne, gelatina, suco e picolés.

Dieta macia

Se você é capaz de tolerar líquidos claros com poucos efeitos colaterais, seu médico provavelmente recomendará uma dieta suave. Este tipo de dieta tem mais calorias do que uma dieta líquida completa, mas não vai sobrecarregar seu cólon, uma vez que continua a curar após a cirurgia. Exemplos de alimentos moles incluem frutas cozidas, como bananas, e legumes cozidos e macios. Ovos, laticínios com baixo teor de gordura, batatas, pão branco, arroz branco, massas, sorvetes e carnes e peixes estão incluídos em uma dieta leve. Você pode querer evitar alimentos mais rústicos, mais duros, como frutas e vegetais crus e carnes difíceis de mastigar nas primeiras semanas após a cirurgia.

Aumentando a ingestão de fibras

Nas semanas seguintes à sua ressecção do cólon, você pode ser capaz de começar a adicionar alimentos fibrosos. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais, viajam pelo corpo sem serem digeridos. Eles atraem água, no entanto, que adiciona volume ao seu banco e facilita a passagem. Após a cirurgia, adicione alimentos à base de fibras à sua dieta a uma dose por dia. Exemplos incluem meia xícara de cereal ou metade de um pedaço de fruta. Você pode ter que experimentar com diferentes alimentos, pois alguns podem perturbar o seu novo sistema digestivo, enquanto outros não. Beber 10 copos de água por dia também pode ajudar a tornar a fibra mais fácil de passar

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais relacionados à dieta mais comuns após a ressecção do cólon são gases, diarréia e constipação. Embora desagradáveis, são uma ocorrência comum. Você pode querer eliminar temporariamente os alimentos que causam esses sintomas até que você tenha mais tempo para curar. Exemplos incluem brócolis, feijão, café, vinho tinto, repolho, cenoura, espinafre e cerveja. Comer grandes refeições também aumenta a probabilidade de você ter efeitos colaterais desagradáveis. Volte-se a alimentos para aliviar a barriga, como maçã, bananas, manteiga de amendoim, arroz, tapioca e chá fraco, se os sintomas desagradáveis ​​forem uma ocorrência regular.