Tensão E Hidratação Muscular

Autor: | Ultima Atualização:

A água potável pode reduzir a tensão muscular.

Após um treino intenso, poderá sentir uma tensão muscular devido à desidratação. O consumo insuficiente de água pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo para os músculos, causando a contração ou cãibras. De acordo com o grupo de fisioterapia da Pensilvânia PT Pittsburgh, a desidratação prolongada ou a continuação do exercício enquanto desidratado pode aumentar o risco de lesão muscular.

Causas da Desidratação

Uma das causas mais comuns de desidratação e rigidez muscular é a transpiração excessiva. Não beber bastante água durante o treino. Você pode ficar tentado a engordar uma bebida energética para se hidratar, mas apesar do aumento de energia que ela oferece, ela pode contribuir para a desidratação, pois ela provavelmente contém cafeína, um diurético que pode ser usado como estimulante para melhorar o desempenho. Como a cafeína, certos medicamentos, como anti-histamínicos, outros diuréticos e pílulas de pressão arterial também desidratam você, assim como um desequilíbrio eletrolítico em seu corpo. A perda de sódio, potássio, cálcio e magnésio através da transpiração faz com que os músculos percam água, aperte e cãibras.

Efeitos colaterais

Se seus músculos se contraem como resultado da desidratação, você pode sentir o desempenho atlético sofrendo. À medida que seus músculos perdem água, o fluxo sanguíneo diminui, reduzindo sua capacidade física normal e fazendo com que você se sinta fraco. Quando o aperto muscular é grave, você pode experimentar um espasmo ou cãibras musculares, comumente referido como "cavalo charley"; a causa mais comum dessa cãibra debilitante é a desidratação, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

Dano muscular

Quando seus músculos ficam desidratados, a flexibilidade e a elasticidade são perdidas, tornando-as mais suscetíveis a tensões e lágrimas se você forçar. seu corpo é muito duro. Você pode sentir um atraso na rigidez muscular de 24 a 48 horas após um treino intenso, especialmente se você não consumir água suficiente depois de treinar. Se o seu aperto muscular vai além de um pouco de desconforto e ao ponto de se tornar doloroso, você corre o risco de sofrer lesões musculares se continuar ou voltar a se exercitar com esse músculo apertado ou apertado.

Dicas

Beber água pura antes, durante e depois do treino é a melhor maneira de se manter hidratado para minimizar a rigidez muscular. Fale com o seu médico ou farmacêutico para ver se alguma das prescrições que você está tomando pode causar desidratação. Se você está tomando uma receita que pode causar desidratação, você precisa beber água extra. Faça uma dieta balanceada para que você tenha uma quantidade adequada de sódio, potássio e outros eletrólitos no início do treino e, em seguida, reabasteça suas lojas com um lanche saudável, como suco de laranja, nozes ou banana.