Técnicas De Entrevista De Saúde Mental

Autor: | Ultima Atualização:

Determine a melhor técnica de entrevista para usar em cada paciente.

Como um conselheiro de saúde mental, é melhor se você pode construir uma caixa de ferramentas inteira de técnicas para fazer entrevistas iniciais com pacientes em potencial. Diferentes pacientes podem exigir um amplo espectro de técnicas para levá-los ao ponto em que eles podem começar a confiar em você e se abrir. Por exemplo, você vai querer desenvolver diferentes técnicas para abusadores de substâncias do que você usa para vítimas de violência doméstica. Além disso, alguém que realmente não quer estar lá precisa ser tratado de maneira diferente de um cliente que está em uma lista de espera por seus serviços.

Barreiras Traumáticas

Você quer pisar muito levemente em clientes potenciais que passaram por experiências traumáticas, como refugiados de outro país que foram submetidos a tortura ou violência extrema. Você não quer assustá-los durante a entrevista inicial, então use técnicas que sejam medidas e respeitosas. Comece a conversa na sala de espera, onde o cliente já atingiu um nível de conforto. Pergunte como ela gostaria de ser abordada, explique a natureza da entrevista e assegure-lhe que tudo o que ela lhe diz é confidencial. Trabalhe suas perguntas da entrevista para que elas não pareçam críticas. Deixe o bloco de notas sozinho para diminuir o nível de intimidação e prossiga lentamente com suas perguntas.

Obtendo-os motivados

Técnicas de entrevista motivacional são especialmente úteis ao entrevistar viciados e alcoólatras. Use um estilo suave que dependa de empatia e habilidades de escuta reflexivas. O ponto da entrevista motivacional é que você quer que o abusador de drogas chegue à conclusão de que ela precisa de ajuda sem qualquer esforço de sua parte. Ela precisa descobrir por que ela está lá, então precisa pedir ajuda ou finalmente concordar que precisa de ajuda. Você vai agir como um consultor que concorda e apóia o desejo do seu cliente de mudar. Se ela resistir, evite discutir com ela ou empurrá-la. Em vez disso, permaneça paciente e atento.

Construindo uma equipe

A terapia mais eficaz ocorre quando você e seu cliente trabalham em equipe. Isso significa construir um relacionamento baseado na confiança e no respeito mútuo. Ser um bom ouvinte é uma das técnicas mais importantes que você pode usar para construir confiança. Os tipos certos de perguntas durante a entrevista inicial dão o tom para o relacionamento, assim como o resto da terapia. Na entrevista, você quer conhecer o cliente e quais são seus principais objetivos. Ao fazer perguntas relevantes e dar feedback após cada resposta, você a avisa que está ouvindo e realmente se importa. Entenda que ela pode estar testando você na entrevista. Para superar a resistência, você precisará permanecer paciente e continuar escavando até chegar à verdadeira razão pela qual ela está buscando sua ajuda.

Apenas fazendo as perguntas

Outra técnica para entrevistas em saúde mental é mais diagnóstica por natureza e menos conversacional. Usando uma lista de perguntas pré-determinadas para todos os seus clientes, você pode preparar um plano de tratamento de acordo com as diretrizes definidas. A agência ou instalação para a qual você trabalha pode fornecer uma lista de perguntas que você deve fazer a todos os seus clientes durante a entrevista inicial. A Organização Mundial de Saúde recomenda o uso da entrevista diagnóstica internacional composta para obter os resultados mais eficazes e completos, o que, em última instância, leva a um melhor diagnóstico e tratamento adequado. A entrevista é longa, mas considera tudo, desde a história da família até explicações detalhadas dos sintomas.