Suplementos De Lisina Para Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

A lisina pode ajudar a controlar surtos de herpes felino.

Se a sua amiga felina tem olhos lacrimejantes e nariz entupido, ela pode ter mais do que apenas um resfriado. Mais da metade de todos os gatos carregam o herpesvírus felino, que pode causar uma variedade de sintomas respiratórios. Felizmente, os suplementos de lisina podem ajudar a manter os surtos sob controle.

Entendendo o herpes felino

O herpes felino, também chamado de rinopneumonite felina ou rinovírus felino, é uma das causas mais comuns de infecções respiratórias em gatos. Quase todos os gatos foram expostos ao herpesvírus. O VeterinaryPartner.com estima que 90% das infecções respiratórias por gatinhos são causadas pelo herpesvírus ou por um vírus similar chamado calicivírus. A principal vacina anual fornece proteção para o herpesvírus, mas a maioria dos gatinhos já está carregando o vírus antes de suas vacinas começarem.

Sintomas de surtos de herpes felino

Quando gatos com herpes ficam estressados ​​ou doentes, eles geralmente têm um herpes surto. Normalmente, um gatinho com herpes tem corrimento nasal e secreção ocular. Ela pode espirrar e ficar congestionada. Em surtos mais graves, ela pode desenvolver úlceras oculares, perder o apetite e desenvolver febre. Casos leves geralmente podem ser tratados com bons cuidados de suporte em casa, mas os surtos mais graves devem ser tratados sob a supervisão do seu veterinário.

Usando Lisina para controlar o herpes

O herpesvírus precisa de um aminoácido específico chamado arginina para se reproduzir. A lisina (também conhecida como L-lisina) também é um aminoácido e pode ser usada para "enganar" o vírus. O herpesvírus tenta usar a lisina para se reproduzir, mas não pode replicar com a mesma rapidez ou eficiência. O Manual Veterinário da Merck recomenda uma dosagem de 250 a 500 mg de lisina por dia. Você pode dobrar a dose enquanto seu amigo felino está tendo um surto. Sempre consulte seu veterinário antes de dar seus suplementos de lisina de gatinho ou alterar sua dosagem

Fontes de Lisina

A Lisina está disponível em várias formas, incluindo pó, pílula, gel, pasta e guloseimas. A maneira mais comum de dar a sua gatinha lisina é o pó, que você pode adicionar à sua comida. Os tratamentos com lisina são saborosos e fáceis, já que a dose já foi medida por tratamento. Verifique com o seu veterinário ou loja local de pet para diferentes tipos de lisina e discutir com seu veterinário o que seria melhor para o seu animal de estimação.