A Intolerância Ao Glúten É Herdada

Autor: | Ultima Atualização:

A intolerância ao glúten nem sempre é hereditária, mas a doença celíaca é

A intolerância ao glúten, uma doença que causa sintomas gastrointestinais quando come alimentos que contêm glúten, pode variar consideravelmente em seus sintomas. Algumas formas de intolerância ao glúten, como a doença celíaca - a forma mais grave - são herdadas. Formas menos severas, como a sensibilidade ao glúten, não têm necessariamente um componente genético e podem não causar danos graves aos intestinos, como acontece com a doença celíaca. Grãos como trigo, cevada e centeio contêm glúten

Herança

A doença celíaca é uma doença auto-imune, o que significa que o sistema imunológico ataca os tecidos e órgãos do corpo. Certos genes herdados são mais propensos a causar uma reação auto-imune ao glúten. Dois genes encontrados no complexo HLA-classe II, chamados DQ2 e DQ8, devem estar presentes para uma pessoa ter doença celíaca, de acordo com o Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago. A sensibilidade ao glúten, por outro lado, pode ocorrer em pessoas sem histórico familiar do transtorno

Suscetibilidade

Se você tem um parente de primeiro grau - que inclui pais, filhos ou irmãos - com doença celíaca, você tem uma chance em 22 de desenvolver doença celíaca em algum momento, de acordo com o Centro de Doença Celíaca da Universidade de Chicago. Se você tem um parente de segundo grau - o que inclui tias, tios, primos e avós - seu risco de desenvolver doença celíaca é de um em 39.

Teste

O teste genético pode determinar se você tem um dos dois genes que transmitem a susceptibilidade para a doença celíaca. Embora você deva ter um dos genes para ter doença celíaca, ter os genes não significa necessariamente que você desenvolverá o distúrbio. Apenas 1 a 4 por cento dos americanos desenvolvem doença celíaca, apesar de 35 por cento dos americanos carregarem um dos dois genes, explica o Centro de Doenças Celíacas. Outros fatores genéticos ou ambientais provavelmente desempenham um papel na determinação do desenvolvimento da doença celíaca, explica a Genetics Home Reference.

Diagnóstico

Uma história familiar de intolerância ao glúten e a presença dos genes que podem causar o distúrbio não são o suficiente para diagnosticar a doença celíaca. Seu médico pode sugerir uma biópsia das células do intestino delgado se ele suspeitar que você tem doença celíaca. As células mostrarão danos nas vilosidades, projeções semelhantes a dedos que ajudam a absorver os nutrientes do intestino delgado. Se você tem sensibilidade ao glúten, a biópsia não mostrará esse tipo de destruição das vilosidades.