Influência Do Cartão De Crédito Nos Consumidores

Autor: | Ultima Atualização:

Cartões de crédito incentivam os gastos.

Alguns vêem a proliferação de cartões de crédito como a razão pela qual os consumidores se encontram com tanta dívida. Outros vêem o uso do cartão de crédito como necessário para o crescimento da economia em geral. Embora as opiniões possam variar, uma coisa é certa: os cartões de crédito promovem uma cultura de gastos. Os consumidores que usam seus cartões de crédito com responsabilidade desfrutam de uma pontuação de crédito mais alta, enquanto aqueles com crédito ruim têm acesso limitado a cartões de crédito.

Compre agora e pague depois

Cartões de crédito estão aqui para ficar. Ter um cartão de crédito permite que você faça uma compra agora sem ter que levantar o dinheiro do bolso. Esta é uma proposta atraente para um consumidor jovem, especialmente se ela for impaciente. Esperar para economizar um novo par de sapatos é coisa do passado. Os críticos citam a facilidade de obter um cartão de crédito como fomentador de uma cultura de comprar agora e pagar mais tarde, com a maioria dos consumidores inconscientes da verdadeira despesa de compra a crédito. Os pagamentos de juros constituem a maioria dos pagamentos mensais e, em muitos casos, as taxas percentuais anuais, APRs, podem ser de até 30 por cento.

Uma nação de gastadores

Segundo muitos, a proliferação de cartões de crédito leva à aceitação da dívida como meio de vida. Muitos consumidores relatam ter vários cartões de crédito e devido a milhares de dólares por causa disso. Economistas acreditam que esse fenômeno cria uma nação de gastadores em oposição a poupadores, apontando para a péssima taxa de poupança dos Estados Unidos em comparação com outras nações, como o Japão.

Sobre o endividamento

Com outras obrigações financeiras, o endividamento com cartão de crédito cria um estado de endividamento, com muitos consumidores tendo que voltar a quebrar os pagamentos com cartão de crédito. Isso pode levar à inadimplência e até a falência, ambos que contam como pontos negativos em sua pontuação de crédito. Muitos credores usam pontuação de crédito para verificar o histórico de pagamento. Uma fórmula que os credores costumam usar é a dívida-a-renda. Se a proporção de pagamentos com cartão de crédito for muito alta em relação à sua renda, o credor provavelmente recusará seu pedido de empréstimo. Isso é crucial se você estiver no mercado para comprar uma casa ou fazer outras compras importantes.

Perigo de cartões de crédito

Demasiada dívida de cartão de crédito também pode afetar sua saúde. Numerosos estudos apontam para os sentimentos de depressão dos usuários de cartão de crédito altamente endividados. Outros riscos incluem falta de sono, emoções violentas e até suicídio.