Hipoglicemia Em Gatos Não Diabéticos

Autor: | Ultima Atualização:

A hipoglicemia em gatos não diabéticos é extremamente rara e uma emergência médica.

Se o seu gatinho tem hipoglicemia, significa que o açúcar no sangue caiu tão baixo está tendo sintomas neurológicos porque seu cérebro não está recebendo combustível suficiente. A hipoglicemia é um sintoma, não uma doença, e está quase sempre relacionada ao diabetes. Mas mesmo que o seu gato não seja diabético, a hipoglicemia em um gatinho é sempre uma emergência médica

Copious Vomiting

Seu gato não-diabético pode ter um episódio de hipoglicemia se ela tiver um pico de insulina. A causa mais comum de picos de insulina natural é o vômito excessivo após uma refeição. O pâncreas do seu gatinho naturalmente libera insulina na hora das refeições para quebrar sua comida. Quando a comida volta, o excesso de insulina provoca uma queda súbita de glicose no sangue. Nesse caso, você terá que encontrar e tratar a causa do vômito depois de estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Anorexia

A anorexia não significa que o seu gatinho esteja morrendo de fome para se encaixar naquele vestido de formatura. Em animais, anorexia refere-se a qualquer recusa de comer por um período prolongado, independentemente da causa. Parasitas, infecções bacterianas e virais, tumores, doenças de órgãos, dor e estresse podem causar anorexia. A hipoglicemia pode resultar diretamente da anorexia do seu gatinho - seu corpo simplesmente consome todo o seu combustível - ou pode ser o resultado de danos no fígado causados ​​pela anorexia. A perda de combustível mata as células do fígado, o que estraga os níveis de insulina no sangue, resultando em níveis de glicose estragados.

Infecções e Tumores

Doenças do fígado e pâncreas são grandes culpados quando se trata de hipoglicemia em gatos não diabéticos. Qualquer infecção ou dano relacionado à toxina nesses órgãos pode causar um pico de insulina e queda de glicose. Se o seu gatinho tiver sido acidentalmente exposto a algum veneno ou a uma overdose de medicamento antes de um episódio de hipoglicemia, suspeite de danos no fígado. Se ela vomitar bile (lodo amarelo ou verde), suspeite de pancreatite. Certos tipos de tumores também podem fazer o pâncreas secretar quantidades excessivas de insulina.

Sinais e primeiros socorros

Basicamente, a hipoglicemia começa parecendo um problema de barriga, já que Kitty passa fome excessiva. Então, parece uma doença genérica com sintomas de letargia e cansaço extremo, mas evolui para um problema neurológico caracterizado por tontura, perda de equilíbrio, agitação da cabeça, desorientação, problemas de visão, alterações comportamentais, convulsões e perda de consciência. Uma vez que os sintomas são óbvios, a hipoglicemia é uma emergência médica - e toda causa de hipoglicemia em um gato não-diabético também se qualifica como uma emergência médica. Primeiros socorros para a hipoglicemia requer reabastecer seu gato, fazendo com que ela coma ou administre glicose. Se o seu gato comer e se recuperar imediatamente, dê um suspiro de alívio e chame seu veterinário para o próximo compromisso disponível. As chances são altas, porém, que, se o seu gato tem sintomas de hipoglicemia, ela não tem combustível suficiente para comer e digerir os alimentos. Se ela não pode ou não vai comer, administre a glicose esfregando xarope de milho, xarope de bordo ou mel em suas gengivas (os gatos não podem digerir o açúcar de mesa normal) e leve-a a um veterinário imediatamente.