Como Redigir Um Currículo Depois De Trabalhar Como Dona De Casa

Autor: | Ultima Atualização:

Use seu currículo para mostrar o que você realizou fora de um ambiente profissional.

Se você está retornando à força de trabalho depois de um tempo livre para ser uma dona de casa, não assuma que as lacunas no seu currículo irão desligar automaticamente os empregadores. Em vez disso, mostre o que você aprendeu e realizou em sua vida pessoal, além de listar sua experiência profissional. Então, demonstre como você pode transferir suas habilidades gerenciando sua família e família para um ambiente profissional.

Faça uma lista abrangente de tudo o que você tem para oferecer aos empregadores. Inclua todos os trabalhos, independentemente de há quanto tempo, ou se foi pago ou não. Liste os deveres que você desempenhou para cada cargo e também inclua os deveres que você desempenha como dono de casa, incluindo tarefas como administrar o dinheiro da família.

Lidere suas habilidades em vez de seus cargos anteriores. Considere o uso de um currículo funcional, que lista suas habilidades no topo, seguido por uma seção curta do histórico de trabalho que lista apenas cargos e locais sem uma descrição das funções do trabalho. O artigo "Forbes" "é um currículo baseado em habilidades para você?" sugere a escolha de três ou quatro conjuntos de habilidades relacionados ao trabalho para o qual você está se candidatando. Faça uma lista com marcadores do que você realizou em cada área. Por exemplo, se você listar contabilidade como um conjunto de habilidades, mencione seu trabalho como tesoureiro para a organização de pais e professores na escola de seu filho, listando detalhes como o tamanho do orçamento da organização.

Mude o foco para suas realizações, em vez do que a sua idade ou as lacunas no seu currículo, colocando menos ênfase nas datas em que você trabalhou ou quando se formou. No artigo da QuintCareers "Currículo, Carta de Apresentação, Estratégias de Entrevista para Trabalhadores Mais Velhos e Maduros", a especialista em carreira Katharine Hansen sugere omitir sua data de nascimento e data de formatura. Você também pode omitir datas de emprego de trabalhos de 15 anos atrás ou mais.

Crie uma seção separada intitulada "Trabalho voluntário" e liste todos os grupos para os quais você se ofereceu e todas as posições que ocupou. Liste seus deveres exatamente como você listaria suas responsabilidades em um emprego de tempo integral. No artigo da CBS em Chicago "Survive this Economy: Shifting from Homemaker to Working Mom", a recrutadora Sherida Thompson diz que listar experiências de voluntários diz aos empregadores que você pode realizar múltiplas tarefas e que está comprometido em manter-se ocupado e fazendo parte de uma equipe. Inclua trabalho temporário que você realizou durante o seu tempo como dono de casa e liste isso sob o título "contratante temporário". Inclua as tarefas que você desempenhou em todos os seus trabalhos temporários e trate seu trabalho temporário como uma única posição, em vez de uma variedade de tarefas.

Dica

Siga as diretrizes básicas de formatação do currículo. Se você estiver enviando uma cópia impressa de seu currículo, use papel de alta qualidade em branco, branco ou bege, com um envelope correspondente. Se você estiver enviando por e-mail, inclua-o no corpo do e-mail, porque muitas empresas bloqueiam e-mails com anexos para proteger contra vírus e malwares. Salve seu currículo como um documento de texto sem formatação e envie uma cópia para você primeiro para poder ver o que o destinatário verá.