Como Motivar Os Funcionários Usando E.A. Teoria Do Estabelecimento De Metas De Locke

Autor: | Ultima Atualização:

A motivação dos funcionários é um desafio-chave para o gerenciamento.

Dr. Edwin Locke iniciou sua pesquisa sobre estabelecimento de metas na década de 1960. Ele estudou a relação entre estabelecimento de metas e melhor desempenho e descobriu que as empresas poderiam definir metas de modo a motivar os funcionários a trabalhar mais para atingir uma meta específica. Ele subseqüentemente refinou seus métodos e identificou fatores adicionais de sucesso. Os métodos de Locke são especialmente eficazes em empresas menores, onde os gerentes conhecem seus funcionários pessoalmente.

Dificuldade do Objetivo

Selecione uma meta que o funcionário possa alcançar, mas que ela perceba como difícil. Certifique-se de que, de acordo com as teorias de E. A. Locke, você desafie o funcionário a aplicar todo o esforço necessário para alcançar o objetivo específico

Atribua recursos suficientes à tarefa para que o funcionário tenha o que ela precisa. Estabeleça um prazo com tempo suficiente para concluir as tarefas. Certifique-se de que o empregado possa alcançar a meta se ela fizer o esforço necessário

Forneça as ferramentas do funcionário para que ela possa avaliar seu próprio progresso. Dê feedback para aproveitar a parte da teoria de E. A Locke de que os funcionários que ficam para trás no alcance de metas mudam a estratégia e redobram seus esforços

Objetivos Específicos

Evite generalizações como: "Faça o seu melhor". Defina parâmetros específicos que definem o sucesso da atividade específica. Certifique-se de que as variáveis ​​escolhidas sejam todas mensuráveis ​​em termos concretos e numéricos.

Dê ao funcionário acesso aos números resultantes de seus esforços. Use valores específicos para medir o progresso e certifique-se de que o funcionário possa ver exatamente o quão bem ela está indo em relação a essas variáveis.

Lembre-se de que o objetivo da atividade é o funcionário atingir a meta. Defina as variáveis ​​específicas em um nível viável para obter os benefícios de ter a tarefa concluída com êxito e o aumento da satisfação no trabalho que o funcionário obtém com uma conclusão bem-sucedida.

Aceitação e compromisso

Use seu conhecimento do funcionário, seu histórico profissional e seu registro de trabalho para propor tarefas e metas que ela possa aceitar e com as quais ela possa se comprometer. De acordo com a teoria de E. A. Locke, a aceitação e o comprometimento são fatores-chave de sucesso adicionais para o alcance das metas.

Explique por que a meta que você selecionou é importante para o negócio. Mostre ao funcionário que atingir essa meta específica faz diferença no desempenho geral da empresa para ajudar a obter sua aceitação da meta.

Explian Por que participar das atividades necessárias para a meta é benéfico para os funcionários e para os clientes. Enfatize os aspectos positivos de seus esforços para ajudar a obter seu comprometimento com a meta.

Recompensas

Informe ao funcionário as recompensas que acompanharão sua realização do objetivo. Certifique-se de que as recompensas sejam apropriadas e correspondam ao esforço necessário.

Identifique as recompensas de acompanhamento dentro da empresa que podem vir com o alcance da meta, como maior respeito dos colegas. Certifique-se de que o funcionário esteja ciente dessas recompensas indiretas.

Procure recompensas indiretas semelhantes fora da empresa que possam acompanhar o alcance da meta, como a construção de uma reputação positiva no setor. Divulgue a possibilidade de tais recompensas externas.