Como Gentilmente Sair De Um Estágio Não Remunerado

Autor: | Ultima Atualização:

Quando é hora de sair de um estágio não remunerado, faça com gentileza e classe.

Ganhar experiência trabalhando como estagiário não remunerado pode ser uma oportunidade de ouro. Se você se deportar com entusiasmo e sinceridade e estiver disposto a trabalhar duro em qualquer tarefa, ganhará o respeito de seus mentores e talvez suavize sua transição para uma posição assalariada no mesmo campo. Mas chegará o dia em que você terá que sair porque encontrou um emprego remunerado ou decidiu um caminho diferente para sua vida. Como você deixou seu estágio não remunerado vai determinar se você sai com recomendações brilhantes ou olhares luminosos. Resolva parar com gentileza e classe.

Planeje quando você vai sair. Não acorde uma manhã e decida telefonar. Tenha em mente que só porque você não está sendo pago não significa que sua presença não será perdida. As chances são de que, mesmo que seus mentores só tenham você arquivando, alguém terá que assumir essa tarefa depois que você for embora. Lembre-se, se seus mentores colocaram você em um papel mais ativo e você tem contribuído para projetos, é ainda mais imperativo planejar a data de sua partida com bastante antecedência. Não é apenas gentil, mas profissional.

Diga ao seu mentor pessoalmente que você está desistindo - é melhor do que deixá-la descobrir de qualquer outra pessoa que você tenha confiado aos seus planos. Esteja preparado para responder a todas e quaisquer perguntas, pois ela lhe perguntará por que você está desistindo, especialmente se ela tiver apoiado seu estágio. Mostre apreço pela oportunidade que lhe foi dada e agradeça-lhe pessoalmente por sua ajuda. Reconheça que, embora um estágio não remunerado seja apenas um pontinho em sua carreira, isso pode ser uma falha importante. Aprecie que fomentar e manter um bom relacionamento com seus mentores e colegas pode ser a diferença entre conseguir o emprego dos seus sonhos um dia ou ser evitado porque você era menos do que profissional quando abandonou seu estágio não remunerado.

Estar presente até o dia em que você sair. Chegue a tempo e complete toda e qualquer tarefa com entusiasmo e profissionalismo. Seja gentil nas suas conversas. Não se gabe de como você vai tirar um tempo antes de procurar um emprego “real”. Guarde para si mesmo; a maioria das pessoas com quem você trabalhou não tem a opção de sair, então é melhor ter a boa vontade delas. Diga adeus educadamente a todos - a sua atitude será a última coisa que os seus mentores e colegas verão quando sair pela porta pela última vez, por isso certifique-se de que eles se lembrarão - de uma forma positiva.

Ponta

  • Mantenha contato com as pessoas para quem você trabalhou como estagiário não remunerado. Networking não envolve apenas schmoozing com novas pessoas que podem levá-lo a oportunidades brilhantes; significa nutrir as relações que você construiu com colegas de trabalho no passado.