Como Interpretar A Postura De Um Cão

Autor: | Ultima Atualização:

Um cão feliz tem uma expressão facial relaxada

Os cães não conseguem falar em palavras, mas a postura canina é incrivelmente consistente de um cachorro para outro . Essas pistas não-verbais são tão eloqüentes quanto qualquer língua falada, e aprender a entendê-las ajudará você a interagir com seu cão e outros cães de maneira mais significativa.

Olhe primeiro para o cachorro inteiro, não apenas para a cauda dele ou seus dentes. Embora essas partes do corpo do cachorro muitas vezes transmitam informações importantes, uma cauda abanando não significa automaticamente amizade. Dentes expostos podem muitas vezes ser um sorriso canino ou um sinal de medo. A posição do corpo em conjunto com outros sinais dá uma imagem mais precisa

Observe se o corpo do cão parece normal em tamanho e posição, com a cabeça e os pés mantidos em uma postura relaxada e natural. Isso é um bom sinal de que o cão está relaxado. Cães agressivos muitas vezes tentam parecer maiores, enquanto um cão submisso ou assustado tenta ficar o menor possível.

Digite os sinais grandes mais óbvios a seguir. Olhe para a cauda, ​​a boca, os olhos e as costas do cão.

Aprenda a interpretar as diferentes posições da cauda. Se tudo o mais na postura do seu cão for relativamente normal, a posição da cauda e o grau de abanar podem oferecer dicas adicionais de seus sentimentos. Um rabo abanando rapidamente que se estende a toda a área traseira geralmente indica felicidade ou excitação. Um rabo dobrado ou até mesmo um rabo abanando baixo - especialmente com orelhas achatadas e uma postura agachada - significa que seu filhote está assustado ou sendo submisso. Uma posição ereta ou rígida da cauda em um corpo igualmente rígido, reto ou frontal pode significar desafio ou suspeita

Verifique a boca para ver se o seu cão está ofegando suavemente e sorrindo, o que é um sinal de que ele está relaxado. Se você vir dentes à mostra acompanhados por um nariz enrugado, rosnados ou latidos e um impulso para a frente do corpo e das orelhas, olhe para fora - isso é uma agressividade assertiva. Rosnando e expostos presas com um impulso de corpo para trás e orelhas abaixadas ainda é agressão, mas é defensivo. Se a língua estiver aberta e a boca aberta, o cão provavelmente está se sentindo brincalhão, mas se a boca estiver fechada sobre uma língua protuberante e o cão parecer afundar ao se aproximar, provavelmente ficará com medo e será submisso.

nos olhos do cachorro. Um olhar duro não é um bom sinal. Cães raramente fazem isso a menos que estejam sendo agressivos ou dominantes. Se o olhar incluir um estreitamento dos olhos, o cão também pode estar ansioso. Olhos abertos e fixos com um foco intenso podem significar inclinações predatórias. Você deve definitivamente saber que se você tem gatos, cães menores ou crianças em casa. Olhos estressados, juntamente com uma postura corporal baixa e orelhas baixas ou a mesma postura com olhos muito abertos e os brancos mostrando podem significar submissão ou medo. Olhos amistosos apenas parecem amigáveis ​​- eles estão abertos e macios, mas alertas

Preste atenção nas costas do cão. Em quase todas as situações em que um cão está se tornando dominante, agressivo, cauteloso ou defensivo, seus pêlos - a pele ao longo da coluna, especialmente nos ombros e quadris - vão aumentar. Cães calmos e cães submissos não levantam o pêlo dessa maneira, pois querem parecer normais ou menores.

Verifique se as orelhas estão levantadas, recuadas, abaixadas ou para frente. Todas essas posições significam coisas diferentes quando tomadas com outros sinais. As orelhas abaixadas podem ser um sinal adicional de medo ou podem ser parte de uma postura defensiva, dependendo da postura corporal do cão. Ouvidos alertas podem indicar agressividade, mas também podem significar curiosidade ou atitude brincalhona. Sempre mantenha os ouvidos em mente, mas confie neles somente em conjunto com outros sinais.

Observe as pequenas coisas. Cães muito assustados ou submissos podem choramingar, chorar, chupar urina, calafetar ou até suar de suas patas, o que é perceptível como pegadas úmidas. Ao exibir a submissão a outros cães, um cão assustado e subordinado pode lamber a boca de um cão dominante.

Estude as interações de cães com pessoas, cães com cães e cães com outros animais. Consulte gráficos e tente observar padrões. Quanto mais você observar as posturas e comportamentos do seu cão, mais bem equipado você estará para lidar com as alegrias e responsabilidades da paternidade do cão.

Itens que você precisará

  • Gráficos de referência ou livros sobre posturas de cães