Como Lidar Com Os Mentirosos No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A desonestidade pode levar a outros vícios.

O último lugar que você espera encontrar um mentiroso é no trabalho. Quando você se depara com um, isso pode te abalar um pouco, porque você provavelmente não está acostumado a lidar com pessoas que mentem. Algumas pessoas mentem naturalmente. Outros mentem porque acham que vão ter problemas se disserem a verdade, especialmente se cometerem um erro. Para tornar sua vida de trabalho mais fácil, lide com a mentira imediatamente. Se você esperar muito tempo, os detalhes da mentira se tornam nublados e o imediatismo se perde. A melhor maneira de lidar com um mentiroso é de frente, ou você pode ser pego na teia emaranhada que ela tece.

Aproveite o tempo para garantir que a pessoa em questão mentiu antes de confrontá-la. Peça para falar com ela em particular quando tiver certeza dos fatos. Quando vocês estão ambos a portas fechadas, coloque-a à vontade com uma conversa aleatória e observe como ela se comporta. Use a conversa para desenvolver uma linha de base para sua linguagem corporal e respostas quando você sabe que ela não está sendo enganosa. No momento certo, traga a razão pela qual você queria falar com ela. Comece a conversa com: "A razão pela qual pedi para falar com você em particular, foi porque ontem, quando falei com você sobre isso e aquilo, tive a nítida impressão de que você não estava sendo honesto comigo. Na verdade, eu acredito em você estavam mentindo. "

Explique a parte da conversa que você suspeita ser desonesta e observe a reação dela. Quando as pessoas mentem ou são apanhadas numa mentira, a sua linguagem corporal muda. Eles podem desviar o olhar pela sala ou ficar nervosos, embora os mentirosos patológicos olhem diretamente nos olhos. Procure por outros sinais da linguagem corporal, como aumento da piscar os olhos, tempos de resposta excessivamente longos, um sorriso falso, um tom mais alto em sua voz, toque facial, ansiedade e um desacordo entre as palavras que ela usa e sua linguagem corporal. Observe também se ela aceita a responsabilidade por não dizer a verdade. As pessoas enganosas tentam encontrar uma maneira de transferir a culpa para outro lugar.

Calmamente, deixe-a saber que você não gosta de mentir. Declare a verdade da situação como você a conhece. Permaneça centrado e atenha-se aos fatos. Não permita que ela se envolva em uma discussão sobre sua mentira. Pessoas que mentem continuamente são tipicamente valentões ou gostam de controlar os outros. Lembre-se de que uma mentira é um meio de controlar outra pessoa, abusar do poder ou evitar responsabilidades. Se ela admitir a mentira e se desculpar, agradeça a ela por ter admitido isso e esteja disposta a lhe dar outra chance. Se ela nega, não há nada mais do que você pode fazer. Você a confrontou com a situação e deu a ela a chance de dar um passo à frente.

Adote sua moral e mantenha sua integridade no lugar. Seja completamente honesto com ela; deixe-a saber que você não aprecia seu comportamento. Se ela mentiu porque tem medo das conseqüências, esteja disposta a perdoá-la. Se ela é uma pessoa enganosa por natureza, só interaja com ela em público no futuro.

Documente a conversa, especialmente se você souber que ela mentiu e está negando. Exponha claramente os fatos em um diário ou documento e mantenha-o onde não tiver acesso. Você não quer que ela fique atrás das suas costas e apresente o seu lado da história ao seu supervisor ou a uma autoridade superior. Inclua a data e a hora da conversa e reitere tudo o que aconteceu no documento

Considere levar a situação a uma autoridade mais alta se a mentira estiver relacionada ao trabalho. Mentiras que afetam a produtividade ou colocam a empresa sob uma luz ruim precisam ser tratadas por seu supervisor imediato ou pelo departamento de recursos humanos. Se ela mentir sobre assuntos sociais ou privados, evite ter qualquer tipo de conversa privada ou relacionamento social com ela no futuro. Se você precisar falar com ela por causa do trabalho, fale somente com ela na presença de pessoas em quem você confia. As chances são de que, se ela mentir para você, ela também engana outras pessoas no escritório, e embora eles possam não ser tão diretos como você é, eles provavelmente estão cientes de seu problema.

Dica

  • Algumas pessoas acham mais fácil mentir do que dizer a verdade, embora seja preciso mais energia para mentir. A razão é que o mentiroso tem que primeiro dissociar-se da verdade para ser capaz de inventar uma história crível. Pessoas que mentem por causa das consequências imaginadas de um erro que cometem podem não ser mentirosos patológicos; eles podem ter sido punidos por dizer a verdade como crianças, e estão simplesmente com medo de autoridade pelas mesmas razões.

Aviso

  • Evite ser apanhado no emocionalismo de uma pessoa que é mentirosa consistente. Mantenha a sua distância, tanto quanto possível e documentar instâncias continuadas de mentir. Os mentirosos acabam sendo pegos em suas mentiras. Se for sério o suficiente, ela pode ser demitida por isso. Não ataque a pessoa, pois isso não resolve nada; concentre-se no problema ao comunicar o problema ao seu supervisor, se você optar por esse caminho.