
Não é incomum para os funcionários sentirem ansiedade no trabalho.
Quando as demandas de trabalho de um indivíduo são maiores do que o que ela pode suportar, isso pode causar depressão e ansiedade. Por sua vez, depressão e ansiedade podem causar redução de produtividade e aumento do absenteísmo. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 27 por cento de todos os indivíduos que sofrem de doença mental relatam sérias dificuldades no trabalho e na vida doméstica. Essas dificuldades são uma preocupação crescente para a gerência, o que torna importante abordá-las imediatamente após você perceber um problema.
Programas de Bem-Estar
Organizações que oferecem programas de bem-estar, como aconselhamento gratuito para os funcionários, podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse no local de trabalho. Deixe os funcionários saberem que sua privacidade será protegida, para que eles fiquem mais à vontade usando o serviço. Você também pode oferecer clubes de saúde no local que permitem que os funcionários trabalhem e desabafem em seu próprio horário. As empresas que têm uma lanchonete no local devem oferecer opções saudáveis de refeição e lanches para que os indivíduos possam manter bons hábitos alimentares mesmo quando estiverem em movimento.
Incentivar a comunicação
Incentive os funcionários a conversar com você sobre o que está causando depressão e ansiedade no trabalho. Segundo a Fairleigh Dickinson University, a comunicação aberta é uma maneira importante de combater o estresse. Ofereça sessões de treinamento para que os gerentes saibam reconhecer o estresse e a ansiedade, como ouvir os funcionários de maneira eficaz e quais ações devem ser tomadas para ajudar os funcionários a superar seus problemas. Por exemplo, os gerentes podem reduzir o problema reduzindo cargas de trabalho sempre que possível e distribuindo tarefas de forma mais equitativa entre os funcionários.
Breaks
Monitore intervalos e almoços agendados para garantir que todos estejam aproveitando seus intervalos de pausa permitidos. Empregados estressados muitas vezes pulam pausas para fazer mais trabalho. Fique de olho para quem parece nunca sair de sua mesa e incentivá-los a esticar as pernas. Se você descobrir que um funcionário passa muito tempo em sua mesa - e parece estar sofrendo emocionalmente por causa disso -, ofereça-se para levá-la para almoçar ou tomar café para afastá-la de seu trabalho por algum tempo. Incentive-a a conversar sobre qualquer problema que possa estar tendo no trabalho.
Teams
Um sinal comum de depressão é um empregado que permanece socialmente isolado. Para ajudar a evitar esse problema, crie equipes e designe funcionários para trabalharem juntos. Indivíduos dentro de um grupo tendem a encorajar um ao outro e a encontrar soluções por meio da interação. Acompanhe as equipes por meio de reuniões semanais e garanta que todos participem. Isso incentiva todos a manter contato com cada membro do grupo.
Fazer contato
Aborde um indivíduo deprimido com compaixão e confiança, convidando-o a entrar em seu escritório e expressando suas preocupações. Pergunte se ele precisa de folga ou se há alguma coisa que você possa ajudar. Fale com o departamento de recursos humanos se precisar de assistência adicional ou sugestões sobre como abordar o indivíduo.




