Yoga Pode Ajudar Com A Supinação Do Pé?

Autor: | Ultima Atualização:

No modo de andar, seu pé supina para mantê-lo de pé.

A supinação do pé é uma posição em que seu pé pousa naturalmente quando você caminha ou corre. A postura normal possibilita que você avance enquanto mantém seu equilíbrio. Mas você pode ter problemas físicos, como desequilíbrio, quando seus pés não retornam a uma posição neutra enquanto estão em repouso. O alongamento regular do yoga, visando seus pés, pode ajudá-lo a recondicioná-los.

Sobre a supinação normal

Quando você anda ou corre, seus pés alternam entre pronação e supinação. Em pronação, conforme você dá um passo, os pés rolam levemente para dentro e suas bolas achatam para absorver o choque de bater na superfície. Supinação segue com seus pés rolando um pouco para fora e assumindo uma postura mais rígida para apoiar seu corpo a avançar.

Supinação Crônica

A supinação só é necessária quando o seu corpo está em movimento. Calçados inadequados ou desequilíbrio muscular podem impedir que seus pés retornem a uma posição neutra quando em repouso. A supinação crônica ocorre quando seus pés assumem a posição mesmo quando não suportam peso. Nesse caso, você notará que quando você se senta com as pernas estendidas à sua frente, suas solas rolam para fora.

O problema

Escrevendo para o site “Yoga Journal”, a fisioterapeuta e professora de yoga Julie Gudmestad diz que a supinação sem peso pode resultar em entorse de tornozelos, porque a posição encurta os músculos da panturrilha e sobrecarrega os ligamentos laterais dos tornozelos. Assim, aprender a devolver seus pés ao neutro é importante para evitar lesões.

Yoga para supinação

Gudmestad recomenda que você treine seus pés para voltar ao ponto morto quando não estiver usando-os para sustentar seu corpo. Uma maneira de condicioná-los é pressionar os calcanhares internos na base dos dedões do pé enquanto você se senta no chão com os pés pressionados contra a parede. Aplique a mesma pressão na parede com os dedões do pé, como faz com os pequenos. Enquanto você se deita de costas, você também pode começar gradualmente a parar a tendência dos pés de se mover para fora. Mantendo suas pernas se tocando, enrole a parte interna das coxas em direção ao chão até que os joelhos apontem para o céu.