Mantenha a calma quando seu chefe te intimida.
Trabalhar com um chefe que agride os funcionários pode destruir o moral, prejudicar a produtividade e fazer com que você sinta medo de trabalhar todos os dias. Se você trabalha para um chefe agressivo, é crucial que você mantenha a calma e tente não deixar que suas emoções tirem o melhor de você, não importa o quão dolorosas sejam as palavras ou ações de seu chefe.
Pegue a estrada. Não importa o quão mal seu chefe o trate, nunca recorra ao mesmo tipo de comportamento que ele usa. Mantenha a calma e lute pelo profissionalismo em todas as suas relações com ele, e não grite com ele, chame-o de nomes ou perca a paciência no escritório. Siga as políticas e os procedimentos da sua empresa para denunciar comportamento ou assédio inadequado no local de trabalho, o que pode exigir que você receba uma queixa formal no departamento de recursos humanos ou no superior do supervisor.
Observe seu comportamento. Enquanto alguns chefes parecem "sair" sem motivo aparente, muitas vezes há um padrão para o mau humor de um supervisor. Pode ser que ele seja irritadiço depois de uma reunião com seu próprio patrão e desconte com seus empregados, ou ele pode estar mais propenso a pegar a primeira coisa de manhã ou no final do dia. Preste atenção quando ele estiver mais propenso a intimidar e o que parecer que o desestimula, para que você possa manter a distância durante esses momentos.
Tem um plano. No artigo “Psicologia Hoje”, “Como lidar com um chefe difícil ou intimidador”, Ronald E. Riggio, Ph.D., recomenda antecipar o mau humor do seu supervisor e criar um plano para lidar com eles. Prepare suas respostas de antemão, sugere Riggio, e escreva-as em fichas de índice. Pratique a entrega das respostas, que podem incluir declarações como “Quando você nos critica, nos faz sentir que você não valoriza nosso trabalho.” Tente antecipar o que seu chefe pode dizer em resposta e prepare respostas para isso também.
Encontre adeptos. Quando você trabalha para um chefe que constantemente o rebaixa, você pode começar a acreditar que ele está certo de que você não é suficientemente bom ou esperto o suficiente. No artigo “Fortune”, “Chefes Horríveis: Quando seu chefe é um valentão”, Gary Namie, do Workplace Bullying Institute, recomenda recrutar um amigo ou colegas de confiança para lhe dar uma “verificação da realidade”. Esse aliado pode avisá-lo quando seu chefe tem uma crítica válida e quando ela está apenas tentando te derrubar.
Distância você mesmo. Às vezes, a melhor maneira de lidar com um valentão é ficar longe dela sempre que possível. No artigo da ABC News “Got a Bully for a Boss? Como você pode sobreviver em um local de trabalho tóxico ”, afirma a executiva Tory Johnson, recomendando que você se afaste quando seu chefe começar a intimidá-lo. "Os valentões só gritam com as pessoas que percebem ser fracos - aqueles que aceitam facilmente", aconselha Johnson, o CEO da Women for Hire. Ao se recusar a participar das tiradas de seu supervisor, você mostra que não aceita esse tipo de comportamento.