Como Fazer Seu Cão Pular Com Obstáculos

Autor: | Ultima Atualização:

Treinar um cão para saltar obstáculos é divertido tanto para o animal quanto para o dono.

Ensinar um cachorro a saltar obstáculos é necessário para uma variedade de esportes de cães, incluindo agilidade e obediência. No entanto, mesmo os cães não competitivos se beneficiam de saber como saltar. O treinamento de obstáculos estimula o corpo e a mente do cão, permitindo que ele se divirta e queime o excesso de energia

Espere até que o cão tenha pelo menos 18 meses de idade antes de treiná-la para pular. Filhotes em crescimento têm tecido mole no joelho que pode ser permanentemente machucado e desfigurado por muitos saltos. Para familiarizar um filhote mais novo com o equipamento sem perigo de ferimentos, mantenha a barra no chão para ela cheirar, mastigar e investigar até que as articulações estejam completamente desenvolvidas.

Coloque o obstáculo firme, mesmo no solo, quando o cão tem idade suficiente para pular com segurança. Coloque a barra no chão entre os dois suportes horizontais. Começando perto do chão permite que o cão construa sua confiança antes de enfrentar um salto em altura.

Coloque seu cão com uma coleira e guia, e fique a poucos metros do salto. Alinhe o cachorro entre as duas barras horizontais para ensiná-la a se aproximar do centro do salto.

Ande com o seu cão em direção ao salto e dê a ela o comando "pular" assim que ela pisar no bar. Imediatamente jogue seu brinquedo favorito na frente dela e deixe que ele o persiga. O brinquedo atua como reforço positivo e permite que o cão corra depois de ensiná-lo a olhar para frente e ganhar velocidade depois de eliminar o obstáculo

Levante a barra para o primeiro apoio cruzado somente depois que ela estiver andando constantemente sobre a barra. Caminhe com ela em direção ao salto e peça a ela para pular. Mantenha a coleira solta para que ela tenha espaço de sobra para correr, e elogie-a uma vez que ela saia da barra.

Remova a coleira quando o cão estiver saltando no obstáculo na posição mais baixa. Parte do desempenho adequado do obstáculo é a obediência, e começar isso em uma altura de salto baixo evitará que o cão fique confuso ao elevar a barra.

Aumente a altura da barra em pequenos incrementos contanto que o cão esteja limpando-o sem derrubá-lo. Se ela começar a derrubar a barra, reduza a altura e repita o processo até que ela esteja mais uma vez pulando sem falhas.

Adicione obstáculos adicionais quando o cão estiver confiantemente pulando um único obstáculo. Espaço os obstáculos longe o suficiente para que ela tenha espaço para manobrar entre saltos. Fale com o cachorro em uma voz alegre e deixe-a brincar com seu brinquedo durante toda a corrida para mantê-la feliz e fazer um jogo agradável para ela

Itens que você precisará

  • Obstáculo com barra ajustável
  • Colar
  • Leash
  • Toy

Dica

  • Trabalhe com o cão em sessões de 10 minutos todos os dias. Isso a mantém fresca e evita o esgotamento de longas sessões de treinamento.

Aviso

  • Não coloque os obstáculos no chão macio e lamacento. Solo instável pode levar a ferimentos.