
Ensinar seu cão a nadar pode salvar sua vida.
Ao contrário da crença popular, nem todo cachorro sabe nadar. Alguns cães se molham como patos, nadam e espirram desde muito jovens. Outros cães devem ser introduzidos para regar devagar e encorajados a nadar no seu próprio ritmo.
Encontre um local tranquilo com um corpo de água profundo o suficiente para que o cão não possa tocar no fundo. Muitos cães ficam nervosos quando cercados por barulho e atividade, então quanto mais quieto o lugar, mais fácil será para o cão se concentrar.
Coloque uma coleira e coleira no cão e segure a trela em todos os momentos. Isso permite que você mantenha o controle do cão e o impede de vagar em águas profundas.
Caminhe alguns passos na água e chame o cachorro com uma voz animada. Permita que o cão cheire e explore a água. Dê o cão um deleite assim que ela pisa na água.
Passo mais para dentro da água, chamando o cão para segui-lo. Se ele se recusar a ir mais fundo ou parecer assustado, coloque as mãos em cada lado dos ombros para ter conforto.
Apoie o peito e a parte traseira do cão com as mãos e caminhe mais fundo na água. O cão começa a remar instintivamente quando seus pés saem do fundo. Fale calmamente com o cachorro, dizendo-lhe "boa natação" para mantê-lo calmo.
Afaste a mão do peito dele lentamente e estabilize a parte traseira dele enquanto ele começa a nadar sozinho. Solte seu traseiro e deixe-o nadar para a frente, ficando por perto caso ele comece a afundar.
Caminhe para trás em direção à costa, chamando o cachorro enquanto você caminha. Mantenha sua voz alegre e otimista para incentivar o cão a segui-lo para a terra seca.
Elogie o cão assim que ele sair da água. Dê-lhe outro presente, e acaricie-o e dê um tapinha nele para recompensá-lo por um trabalho bem feito.
Deixe o cão descansar por alguns minutos e volte para a água. Chame o cachorro para você e permita que ele entre em águas mais profundas sem ajuda. Deixe o cão nadar por alguns minutos antes de sair da água.
Itens que você precisará
- Colarinho
- Trela
- Trata
Ponta
- Lave o cachorro assim que chegar em casa. Secá-lo completamente, incluindo o interior de suas orelhas para evitar infecções de ouvido.
Aviso
- Nunca jogue um cachorro na água. Mesmo nadadores experientes podem entrar em pânico se jogados em águas profundas. Monitore seu cão sempre que ele estiver perto da água e considere comprar um dispositivo de flutuação canino para maior segurança.




