Como Filtrar A Água Do Aquário Com Musgo De Esfagno

Autor: | Ultima Atualização:

Muitos peixes da Amazônia preferem água manchada de tanino.

Sphagnum ou musgo de turfa tem vários efeitos na química da água do aquário. Filtra os minerais e libera taninos, suavizando a água e diminuindo o pH. Muitos peixes de aquário populares vêm da água, chamados de águas negras ou de cola, com química muito semelhante. Isso inclui muitos ciclídeos, tetras e alguns bagres do Novo Mundo. Adicionando Sphagnum musgo para você filtro de aquário pode produzir as condições ideais para estas espécies

O direito Stuff

Você precisa tomar cuidado ao selecionar seu musgo esfagno. Felizmente, o musgo ideal é barato de qualquer maneira. O musgo não deve ser tratado - não compre de fabricantes que o tratam com fungicidas. Verifique o rótulo para se certificar de que o musgo não inclui aditivos. Você também pode comprar pelotas compactadas que podem se expandir. Lembre-se sempre, se o musgo é caro, você comprou o tipo errado

Usando o musgo

Para usar o musgo, coloque-o no pé de um par de meias de náilon limpas. Em seguida, amarre a meia e ferva a turfa até a água ficar preta. Despeje o líquido preto que escorre, esprema o musgo e enxágüe. Depois disso, você pode adicionar a meia ainda amarrada a um reservatório de aquário, filtro pendurado ou compartimento vazio em um filtro de canister. Aqui, ele irá lentamente lixiviar os taninos e absorver vários minerais para criar condições de água negra.

Efeitos do Musgo

O musgo Sphagnum tem vários efeitos importantes na química da água. Primeiro, ele absorve minerais e metais pesados ​​através de um processo chamado quelação. Esses minerais tamponam a água do aquário, evitando que o pH caia. Então, uma vez removidas, a água fica mais macia e o pH pode cair mais facilmente. O musgo também libera o ácido tânico, que diminui o pH. Isso se assemelha muito às águas da Amazônia e de outros rios da floresta tropical.

Usos alternativos

Você também pode usar o musgo esfagno como substrato se quiser manter plantas de aquário vivas. Ainda vai alterar a química da água. Prepare como você faria para filtração. Em seguida, espalhe-o pelo fundo do aquário. Depois disso, adicione outro substrato acima, como areia, cascalho ou terra. Isso ajuda a evitar que bolsas anaeróbicas - áreas com baixo teor de oxigênio - se formem. Condições anaeróbicas promovem o crescimento de bactérias que podem sujar a água do aquário.