
Cuidado com agentes que parecem excessivamente agressivos.
As pessoas enganadoras são difíceis de detectar apenas por esse motivo - são complicadas, coniventes e boas no que fazem. É aconselhável examinar a reputação de todos os agentes imobiliários com os quais você lida, pois indivíduos de má reputação têm o potencial de lhe custar caro e causar muita dor de cabeça.
Pergunte sobre afiliação e licenciamento de corretagem. Um corretor de imóveis licenciado trabalha com um corretor estabelecido e deve ser capaz de fornecer a você uma prova dessa associação. O corretor ajuda a garantir que todos os aspectos da transação imobiliária sejam realizados de acordo com a lei. Alguém que afirma trabalhar como um representante independente sem vínculos de corretagem ou licença verificável provavelmente está enganando você.
Obtenha referências. Um agente imobiliário com uma longa lista de clientes satisfeitos deve estar mais do que disposto a lhe dar cartas de recomendação ou números de telefone de pessoas que você possa contatar para depoimentos pessoais. Pergunte aos clientes anteriores o que eles gostaram e não gostaram em trabalhar com o agente, e se eles sentiram que foram tratados de forma justa no processo.
Cuidado com as vendas de alta pressão. Se um corretor de imóveis está vendendo uma propriedade para você ou ajudando você a encontrar a casa dos seus sonhos, o trabalho dele é representá-lo e aos seus melhores interesses, e não aos dele. Não se deixe enganar por ninguém que tente pressionar por um contrato exclusivo imediato, vender-lhe uma propriedade pela qual não esteja completamente apaixonado ou forçá-lo a tomar uma decisão precipitada sobre a venda de propriedades para termos com os quais não está satisfeito.
Pergunte como estão as listagens on-line atuais. Agentes enganosos às vezes deixam as listagens antigas em seus sites parecerem mais ativas e bem-sucedidas do que realmente são.
Cuidado com a falta de vontade de permanecer em constante comunicação, responder a perguntas ou educá-lo sobre o processo imobiliário. Se houver algo que você não entende sobre termos, processos ou linguagem contratual do imóvel, o agente deve explicá-lo. Se ele parece hesitante em fornecer informações adicionais, você precisa tomar uma decisão informada, seja cauteloso.
Não trabalhe com um agente imobiliário que não coloque todos os termos do contrato por escrito. Um agente que queira trabalhar em um acordo verbal ou aperto de mão pode estar preparando você. Não é uma questão de confiança, mas sim de ser inteligente e proteger seus próprios interesses. Receba tudo por escrito.
Aviso
- Leia as letras miúdas dos contratos e peça a um profissional legal que examine a papelada antes de assinar. Encontre um agente imobiliário que esteja disposto a representá-lo apenas como agente do comprador ou do vendedor. Pergunte a um agente que tenta dissuadi-lo de que um advogado examine seus contratos antes de assinar. Se não há nada a esconder, a revisão deve ser um não-problema.




