Como Lidar Com O Roubo No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Levar material de escritório do trabalho é considerado roubo.

De acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, o roubo de funcionários custa mais de US $ 50 por ano às empresas americanas. A câmara estima que 75 por cento de todos os funcionários roubam e que metade deles são reincidentes. Proteja seus negócios e seus ativos preparando-se quando o roubo acontece.

Explique aos funcionários o que é roubo e como sua empresa lida com isso. Instrua verbalmente os funcionários, dê-lhes papelada e peça que assistam a um vídeo sobre roubo. Garanta que os funcionários saibam o que a empresa considera roubo e o que acontece se forem pegos roubados.

Instale câmeras de segurança para observar os funcionários executarem suas tarefas diárias. Vídeo gravado fornece evidências de um roubo ocorrendo. Por exemplo, de acordo com a agência de notícias KFBB-TV, um dono de restaurante em Montana instalou câmeras escondidas em seu negócio e pegou um gerente assistente roubando perto de $ 3,500 do restaurante. O vídeo forneceu evidências suficientes para denunciar o funcionário e fazer acusações contra ele.

Entreviste os funcionários e peça-lhes que expliquem suas ações quando você os pegar fazendo algo suspeito. As coisas nem sempre são como aparecem. Por exemplo, você pode notar um funcionário colocando um item no bolso; ao confrontar o empregado, ela informa que colocou o item no bolso porque suas mãos estavam cheias. Enquanto isso parece suspeito, ela pode estar dizendo a verdade e deve ter outra chance. Acusar falsamente um funcionário pode resultar em ações judiciais contra sua empresa. No caso 2008 da McNeil v. Brewers Retail Inc., uma empresa de Ontário, Canadá, denunciou indevidamente um funcionário por roubar dinheiro da caixa registradora; o empregado processou a empresa e ganhou $ 2.1 milhões em danos.

Evite futuros roubos aprendendo com incidentes passados. Capturar funcionários no ato de roubar destaca a fraqueza nas políticas e procedimentos da sua empresa. Desenvolva controles que lidem com os pontos fracos. Por exemplo, se você pegar um funcionário roubando diretamente de sua gaveta de caixa, poderá reduzir a probabilidade desse tipo de furto no futuro instalando câmeras perto de caixas registradoras e informando aos funcionários que eles estão sendo monitorados.