Como Calcular As Ações Remanescentes Que Se Qualificam Para Dividendos

Autor: | Ultima Atualização:

Uma empresa paga dividendos para cada ação em circulação.

Dividendos dão a você uma amostra dos lucros de uma empresa e cobram uma carteira extra. Uma empresa paga dividendos para distribuir uma parte de seus lucros aos acionistas. Você pode receber esses pagamentos trimestralmente, semestralmente ou em algum outro intervalo, mas uma empresa não é obrigada a pagar dividendos. Se uma empresa optar por compartilhar a riqueza, cada ação em circulação é qualificada para receber dividendos. As ações em circulação são aquelas que os investidores detêm atualmente e que a empresa não recomprou. Você pode calcular as ações em circulação da empresa usando informações do seu balanço.

Encontre o balanço mais recente de uma empresa pública, que é arquivado como parte do relatório trimestral de uma empresa, chamado Formulário 10-Q, ou no relatório anual da empresa , chamado de Form 10-K. Você pode fazer o download desses relatórios na seção de relações com investidores do site de uma empresa ou no banco de dados on-line EDGAR da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Identifique o número de ações ordinárias emitidas, listadas na seção patrimônio líquido do balanço patrimonial. As ações emitidas são aquelas que uma empresa vendeu aos investidores. Por exemplo, suponha que uma empresa tenha um milhão de ações ordinárias emitidas.

Localize o número de ações em tesouraria, listadas na mesma seção do balanço patrimonial. As ações em tesouraria são geralmente emitidas por uma empresa e, subsequentemente, recompradas dos acionistas. Essas ações não se qualificam para dividendos porque a empresa estaria pagando o dividendo para si. Isso seria como sacar dinheiro do seu banco e depositá-lo na mesma conta. Continuando com o exemplo, suponha que a empresa tenha 200.000 ações em tesouraria.

Subtraia o número de ações em tesouraria do número de ações ordinárias emitidas para determinar o número de ações em circulação que se qualificam para dividendos. Concluindo o exemplo, subtraia 200.000 de 1 milhão para obter 800.000 ações em circulação.