Como Se Tornar Um Conselheiro Culturalmente Competente

Autor: | Ultima Atualização:

Você precisa aprender a trabalhar com pessoas diferentes de você.

Depois de obter seu diploma em aconselhamento e conseguir um emprego em uma agência de serviços sociais ou mesmo depois de iniciar seu próprio consultório, é provável que você encontre clientes e membros de sua família oriundos de culturas diferentes das pessoas que você está acostumado a tratar. Claro, muitas de suas habilidades serão transferíveis para todos os seres humanos, mas ajuda a manter o ritmo com o atual jargão politicamente correto e a dedicar um tempo para realmente aprender sobre as sutilezas que diferenciam as pessoas.

Entenda seus próprios pontos fortes e fracos primeiro. Por exemplo, se você nunca teve um cliente do Oriente Médio e sabe muito pouco sobre os costumes, a etiqueta e a cultura dos países do Oriente Médio, sabe que tem alguma lição de casa para fazer quando seu primeiro cliente iraniano aparecer.

Converse com seus clientes sobre sua inexperiência e peça feedback e colaboração para prepará-lo para as sessões de aconselhamento que estão por vir. Peça para ser educado sobre a cultura de seus clientes e permanecer aberto a aprender e adaptar-se aos seus pedidos quando eles forem razoáveis ​​e sólidos.

Respeite as crenças de seus clientes e ofereça-se para consultar outros profissionais de ajuda que possam estar trabalhando com seu cliente. Por exemplo, se seu cliente do Oriente Médio prestar muita atenção à orientação de um imã ou líder espiritual, você poderá desenvolver uma compreensão mais profunda das preocupações e questões de seu cliente consultando ou conversando com o guia espiritual.

Interagir com várias culturas, voluntariado em sua comunidade, aprendendo uma segunda língua ou visitando várias igrejas e locais de culto. Aproveite todas as oportunidades para interagir com amigos e associados de origens diferentes da sua.

Participe de aulas, workshops e conferências que se concentram na diversidade cultural, especialmente aquelas voltadas para você e sua profissão. Você pode conversar mais abertamente com seus colegas quando todos estão tentando chegar ao mesmo lugar em seu desenvolvimento contínuo como um conselheiro culturalmente competente.

Itens que você precisará

  • Workshops de treinamento em diversidade cultural

Ponta

  • Seu treinamento contínuo e investigação de diferenças culturais devem incluir mais do que apenas diferentes etnias. Considere idade, orientação sexual, deficiências, demografia e gênero ao expandir seus horizontes.

Aviso

  • O nível típico de educação de conselheiro nos Estados Unidos pressupõe que todos os sentimentos humanos e estados de crescimento emocional são universais, de acordo com o Journal for Social Action in Counseling and Psychology. De fato, pessoas de outras culturas freqüentemente têm marcadores de crescimento emocional muito diferentes e formas de ver as suas próprias e suas relações familiares. Acreditar que os relacionamentos familiares são basicamente todos iguais, por exemplo, apenas coloca todos em um estereótipo que pode realmente atrapalhar sua capacidade de ajudar alguém com uma educação cultural diferente.