
A pelagem manchada do dálmata precisa de banho de rotina para ficar limpo e brilhante.
Uma das mais famosas de todas as raças, o dálmata é fácil de detectar. Seus distintivos casacos brancos e manchados certamente fazem com que eles se destaquem na multidão, mas esses mesmos casacos precisam de cuidados regulares para manter seu apelo atraente.
Escove o cão completamente antes de tomar banho. Os dálmatas podem ser uma raça de uma só vez, mas ainda assim serão suficientes para entupir sua banheira. Escove o cão em movimentos circulares e descarte o cabelo solto no lixo.
Levante o cachorro para dentro da banheira e molhe bem o casaco. A fina camada do dálmata oferece pouca proteção contra correntes de ar, portanto, use água morna para mantê-la aquecida e confortável.
Misture uma pasta de bicarbonato de sódio e água em uma tigela pequena e aplique-a em áreas muito manchadas. O bicarbonato de sódio é um agente natural de branqueamento e remove as manchas sem irritar a pele sensível do seu dálmata. Deixe a pasta por 5 minutos, esfregue com uma escova de dentes velha e lave com água fresca.
Regue o cão molhado com shampoo de clareamento. Este tipo especial de shampoo levanta manchas do pêlo e neutraliza a descoloração para deixar o seu dálmata branco e limpo. Espalhe todo o corpo do cão e deixe o xampu descansar por alguns minutos antes de enxaguar para obter o melhor resultado possível.
Drape o cão com uma toalha seca e levante-o para fora da banheira. Esfregue o casaco vigorosamente com a toalha para remover o máximo de água possível e mantenha o cão dentro e fora dos rascunhos até que ele esteja completamente seco.
Itens que você precisará
- Pincel de caril de borracha
- Bicarbonato de sódio
- Vasilha pequena
- Champô para cães
- Toalhas
Ponta
- A menos que seu cachorro role na lama ou no lixo, ele só precisa de um banho a cada dois ou três meses. Os dálmatas têm pele sensível e banhos freqüentes retiram a camada de óleos que pode levar à irritação da pele.




