Gatinhos jovens podem ter dificuldade em lutar contra uma infecção respiratória.
Entre os perigos para a saúde que os jovens gatinhos enfrentam à medida que crescem são vírus e bactérias que causam inchaço, irritação e vias aéreas infectadas. Espirros freqüentes, geralmente acompanhados de secreção nasal e tosse ou hackeamento, são um sintoma de infecção do trato respiratório superior ou URI. Espirros geralmente dura a duração da doença.
URI
Uma infecção respiratória superior envolve as cavidades nasais, nariz e garganta. Os sintomas de tal infecção em um gatinho são semelhantes aos de um ser humano com um resfriado; Eles incluem um nariz escorrendo, olhos lacrimejantes ou cheios de goma, e muitos hackers e espirros. Enquanto alguns dos sintomas parecem semelhantes às alergias, no caso de uma infecção respiratória superior, o gatinho está sofrendo de uma infecção viral ou bacteriana. A fase de incubação pode variar de dois a 10 dias, enquanto a infecção ativa pode durar de sete a 21 dias.
Tipos de Infecções
Os gatinhos são suscetíveis a vários tipos de infecções virais que podem causar infecção do trato respiratório superior, incluindo calcivírus, herpes felino (rinotraqueíte), bordetella e clamidófila. Destes vírus, espirros de herpes geralmente duram mais tempo. Uma infecção bacteriana, entretanto, pode ser tratada com sucesso com antibióticos; espirros deve parar dentro de uma semana. Quanto mais jovem seu gatinho, mais provável é que o espirro continue por semanas, em vez de dias, porque seu sistema imunológico é menos desenvolvido e não é altamente capaz de defendê-lo contra doenças.
Espirrando
O tempo desde o primeiro espirro até o último pode variar muito, dependendo da causa da infecção, da saúde e da idade do filhote e de fatores ambientais, como estresse e limpeza. Uma vez que os sintomas apareçam, o seu gatinho provavelmente vai espirrar por pelo menos uma semana, mas pode ficar espirrando por quase um mês. Mesmo que a causa seja viral, seu veterinário pode prescrever antibióticos para prevenir infecções secundárias. Se o seu gatinho continuar espirrando depois de completar o tratamento, consulte seu veterinário novamente.
Infecções Futuras
Se o seu gatinho foi infectado com um vírus, é possível que, mesmo que ele pare de espirrar ou apresentar sintomas, ele continue a abrigar o vírus em seu corpo. Isso significa que uma infecção pode retornar a qualquer momento, especialmente se ele estiver estressado ou com problemas de saúde. Normalmente, o espirro durará algumas semanas cada vez que seu gatinho ficar doente. À medida que seu gatinho cresce, no entanto, os sintomas geralmente duram menos tempo durante cada recorrência.