Como Grupos Informais Emergem No Ambiente De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Trabalhar em conjunto gera grupos informais à medida que os trabalhadores se conhecem melhor.x

Grupos informais surgem em um local de trabalho por várias razões, incluindo metas compartilhadas, interesses, amizades ou ameaças. Alguns grupos podem ser produtivos e úteis para a organização formal dentro da qual eles se formam. Outros grupos informais podem se tornar perturbadores ou perturbadores para agrupar pessoas de fora e toda a organização formal. Grupos informais surgem quando as pessoas encontram um terreno comum, apesar de suas posições formais.

A Organização Informal

Embora a hierarquia de uma organização possa ser desenhada, descrições de cargo escritas e classificações e títulos concedidos a pessoas, a forma como os indivíduos realmente trabalham juntos não é sempre tão claro. Obrigações e alianças são criadas à medida que as pessoas começam a respeitar umas às outras, tornando-se amigas e trabalhando juntas para tornar os dias de trabalho mais agradáveis ​​e produtivos. À medida que um grupo informal se expande para incluir mais indivíduos no local de trabalho e talvez excluir outros, isso causa um impacto maior nas operações da organização formal e pode ajudar ou prejudicar os comportamentos e as relações dos trabalhadores.

Como formar os grupos

os gerentes têm momentos em que eles buscam conexões com colegas de trabalho com os quais podem se relacionar. Grupos informais se formam porque os colegas de trabalho têm estilos de vida semelhantes. Por exemplo, um grupo pode se formar quando colegas de trabalho descobrem que têm filhos nas mesmas séries na escola ou que compartilham uma paixão pelo golfe. Ter essas conexões possibilita que colegas de trabalho recebam conselhos e assistência informais quando estão lutando com um projeto difícil ou apenas tendo um dia difícil. Às vezes, os grupos se formam com um propósito, como quando um trabalhador tem uma ideia ou uma queixa que os colegas de trabalho apóiam e apóiam. Por exemplo, os funcionários podem se unir para organizar uma arrecadação de fundos em nome de um colaborador doente ou para fazer lobby na administração para atualizar um equipamento que todos usam.

Papéis dos Membros do Grupo

Membros de grandes grupos informais gravitam em torno de quatro diferentes papéis, de acordo com pesquisa publicada por Rob Cross e Laurence Pruzak em seu artigo “Harvard Business Review” de 2002 “As pessoas que fazem as organizações irem - ou pararem.” O grupo pode ter uma pessoa central, ou grupo de pessoas, todos se conectam de alguma forma. Alguns membros do grupo podem assumir um papel de embaixador, trazendo outras pessoas de diferentes departamentos. Alguns membros do grupo servem como “intermediários da informação”, de acordo com Cross e Pruzak, mantendo diferentes indivíduos e subgrupos dentro do grupo geral informados sobre o que os outros membros estão fazendo. Finalmente, alguns membros podem servir como especialistas que ajudam os membros do grupo com tarefas específicas, conforme necessário. (Consulte a Referência 2; parágrafos 3, 4 e 5).

Alavancando grupos informais

Se você é um gerente, é importante entender a influência de grupos informais em seu local de trabalho. Quando os membros de um grupo informal estão fazendo bem o seu trabalho e atendendo às necessidades da organização, desencorajar o grupo pode ser contraproducente para a motivação e moral dos trabalhadores. Por outro lado, se os membros do grupo começarem a respeitar mais o seu grupo do que a organização formal, ou começarem a faltar ao trabalho por causa do grupo, a empresa pode sofrer. Discutir necessidades, expectativas ou problemas potenciais com os membros mais influentes de um grupo informal pode mantê-los do seu lado e até mesmo ajudá-lo a alavancar a cooperação do grupo para atingir as metas de sua organização.