Como A Amônia Afeta Meu Aquário De Água Salgada?

Autor: | Ultima Atualização:

A amônia pode matar corais.

Em um aquário de água salgada, a única quantidade saudável de amônia é nenhuma. Se você pode detectar amônia em seu aquário, os níveis são muito altos para os organismos marinhos. Para cuidar de um aquário de água salgada, é fundamental entender o que é a amônia e como controlá-la.

De onde isso vem

A amônia pode entrar em um aquário marinho de várias maneiras. A principal fonte de amônia em um aquário de água salgada é o lixo de seus habitantes. Todos os animais produzem amônia como um subproduto do seu metabolismo. Além disso, o material biológico podre, como peixes mortos e algas também libera amônia através do processo de decomposição. Da mesma forma, a comida de peixe podre e não consumida pode produzir amônia. Teoricamente, a amônia pode entrar em um aquário a partir da água da torneira, portanto, a maioria dos amadores de água salgada usa água de osmose reversa purificada para eliminar esse risco.

Toxicidade da amônia

A amônia tem vários efeitos nos seres vivos. O composto é tóxico e age como um irritante. Em peixes e invertebrados com brânquias desenvolvidas, a amônia danifica as brânquias primeiro. Pode causar sangramento nas brânquias e na superfície da pele. O dano às brânquias realmente torna mais difícil para os peixes se livrarem da amônia que produzem, resultando em um acúmulo tóxico do composto dentro de seus corpos. Nos invertebrados sem brânquias, a amônia pode queimar a pele. Por causa disso, a amônia é tóxica para todos os animais em aquários de água salgada.

Efeitos da alta amônia

Organismos expostos à amônia apresentam vários sintomas. Será mais óbvio em peixes. Os peixes vão respirar mais depressa; você vai parecer que eles agitam as brânquias mais rapidamente que o normal. Os peixes também podem respirar na superfície da água. Em casos leves, os peixes podem se tornar letárgicos e se esconder nos recessos de um aquário. Invertebrados podem encolher para trás, retraindo tentáculos. Invertebrados se tornam menos responsivos na presença de amônia. O maior sinal de envenenamento por amônia é a morte em massa de animais no tanque.

Controlando Amônia

Em um aquário saudável, um processo chamado ciclo do nitrogênio decompõe a amônia em compostos de nitrogênio menos tóxicos. O processo de estabelecer colônias saudáveis ​​em um aquário é chamado de ciclismo. No entanto, o ciclismo só funciona se você for paciente em introduzir o organismo no aquário. Se você tem um aumento agudo de amônia, suas melhores opções são interromper temporariamente a alimentação e realizar uma mudança de água de 50 por cento para diluir a amônia. Você deve testar semanalmente a amônia em um novo tanque de água salgada ou mensalmente em um tanque totalmente ciclado.