Como Os Veterinários Detectam Os Níveis De Titulação De Raiva Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Titers medem anticorpos contra uma doença em particular.

Muitos proprietários preocupados com a vacinação excessiva de seus gatos podem agora testar os níveis de seus felinos para determinar se vacinar. No entanto, alguns especialistas alertam que esses testes podem não ser uma forma eficaz de medir o nível de proteção contra doenças.

Titers

O teste Titer, também conhecido como sorologia e teste de anticorpos, é um exame de sangue simples para determinar se um gato respondeu à sua vacinação com uma vacina específica contra o vírus “core”, incluindo a vacina anti-rábica. Os títulos dizem aos veterinários se um gato previamente vacinado ainda tem imunidade protetora e por quanto tempo essa imunidade durará. Proprietários que querem evitar revacinar seus gatos desnecessariamente, ou confirmar que um gatinho está efetivamente vacinado, podem ter seus felinos titulados.

Raiva

A raiva é uma doença viral muito perigosa que afeta o cérebro e a medula espinhal de todos os mamíferos. incluindo gatos, cães e seres humanos. Nos gatos, a raiva é mais frequentemente transmitida através de uma mordida de um animal infectado, mas também pode ser transmitida quando a saliva de um animal infectado entra no corpo do gato através de membranas mucosas ou de uma ferida aberta e fresca. A vacinação é a única maneira segura de evitar que o seu gato contraia a raiva e, em muitos estados, é a lei.

Os Profissionais

Principalmente, os donos de gatos optam por ter felinos titulados para limitar revacinações desnecessárias. Os títulos medem se os níveis de anticorpos de um gato contra a raiva são altos o suficiente para o sistema imunológico atacar o vírus caso o gatinho seja exposto a ele e, em caso afirmativo, muitos proprietários acham que a revacinação é desnecessária - se não danosa. Embora as vacinas sejam muito eficazes contra a doença, para gatos, em particular, essas injeções podem causar doenças relacionadas à vacina, como sarcomas fatais associados à vacina.

Nem todos os veterinários fornecem testes de titulação, e mesmo se o fizerem é caro. Seu veterinário pode ter que enviar uma amostra de sangue para um grande laboratório ou universidade para obter resultados. Os resultados dos testes de titulação para gatos atualmente não são aceitos como substitutos da vacinação antirrábica nos EUA e, para os gatos, o teste de titulação é feito apenas para panleucopenia e raiva. Muitos veterinários recomendam um protocolo de três anos de vacinação anti-rábica para gatos.