Como Os Pássaros Controlam Sua Temperatura

Autor: | Ultima Atualização:

Pássaros tropicais precisam de calor constante, até mesmo um calado fresco é perigoso

As aves são criaturas frágeis, altamente sensíveis a toxinas, privação de energia e lesões físicas. No entanto, eles possuem um talento notável para regular sua temperatura corporal. Os seres humanos e outros mamíferos podem produzir suor para se refrescar, mas as aves precisam recorrer a meios mais criativos para manter o calor dentro ou fora

Atividade e sombra

O gasto energético regulador é fundamental para o manejo da temperatura de aves e mamíferos. . As aves ficam baixas durante as partes mais quentes do dia e procuram comida ou outras necessidades nas horas mais frescas da manhã e da noite. Enquanto você se senta embaixo de um guarda-sol para escapar do sol, muitos pássaros também buscam refúgio dos raios do sol à sombra das árvores e de outros abrigos. Áreas sombreadas perto do solo tendem a fornecer a maior proteção contra o calor extremo. Algumas aves sobem aos céus em dias quentes para encontrar alívio nas temperaturas mais baixas de altitudes mais elevadas

Expulsão de calor

Embora não possam babar tanto quanto o cão, as aves também são capazes de aliviar o calor do corpo suas bocas abertas. As aves inspiram rapidamente o ar fresco em seus corpos e liberam-no junto com uma parte do calor do corpo. Os pulmões das aves são bastante diferentes do órgão respiratório humano. O ar pode viajar em uma única direção sem perturbar o ar já contido no órgão, o que permite que eles se resfriem rapidamente sem sacrificar a absorção de oxigênio. Algumas espécies de aves também podem flexionar sua garganta ou boca para aumentar a área da superfície do tecido carregado de artéria, diminuindo ainda mais a temperatura corporal.

Sistema Circulatório

Nadar em torno de um lago gelado e andar no gelo parece ser uma ótima maneira ficar com os pés frios, mas muitos pássaros conseguem muito bem. Eles são capazes de fazer isso graças à proximidade das veias e artérias em suas pernas. Calor do sangue que flui para as pernas aquece o sangue mais frio voltando dos pés, enquanto o sangue frio nas veias esfria o fluido mais quente nas artérias. Isso impede que muito calor se perca pelos apêndices expostos da ave e impede que o sangue esfrie todo o corpo do animal. As aves também podem apertar os vasos sanguíneos perto dos pés para diminuir a circulação nas áreas expostas para reduzir a taxa de perda de calor em ambientes frios.

Outras táticas de gerenciamento de temperatura

Se você viu pássaros em pé com uma perna, é provável que seja não porque estão feridos ou incapazes de andar. Esta é realmente uma estratégia de conservação de calor que muitas espécies de penas empregam. As aves também se sentam para cobrir os pés com as penas do corpo quando está frio. Comer muito ajuda também. As aves tendem a ter temperaturas corporais mais altas que os mamíferos, e mantêm-na graças a um apetite voraz. Algumas espécies consomem comida igual a cerca de 20% do seu peso todos os dias.